Um incêndio num hospital que trata pacientes de Covid-19 em Nassíria, no sul do Iraque, provocou 44 mortos e 67 feridos nesta segunda-feira (12). Fontes ligadas à área da saúde alertam que o total de mortos pode ser ainda maior porque havia, na noite desta segunda, pacientes desaparecidos. Dois funcionários estão entre as vítimas mortais.
De acordo com um repórter da agência Reuters que presenciou a cena, socorristas e profissionais de saúde levaram corpos carbonizados para fora do hospital enquanto muitos pacientes tossiam no meio da fumaça.
A agência de notícias estatal iraquiana disse que as operações de resgate continuaram mesmo depois que as chamas foram controladas. Segundo testemunhas, a operação foi bastante complicada.
As causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas um relatório preliminar da polícia aponta uma explosão num tanque de oxigênio dentro da ala de pacientes com coronavírus do hospital.
Em abril, a explosão de um tanque de oxigénio num hospital que também atende pacientes com Covid-19 em Bagdá, capital do Iraque, deixou 82 mortos e 110 feridos.
O coronavírus infectou mais de 1,4 milhão de pessoas no Iraque. O número de mortos no país ultrapassa 17 mil pessoas.
C/Globo.com