As crianças internadas na Pediatria do Hospital de S. Vicente vão ganhar no dia 1 de junho um presente especialmente preparado pelo artesão mindelense Renato dos Reis. Embora residente neste momento em S. Nicolau, o artista resolveu preparar 26 “porquinhos” de barro para oferecer aos menores nessa ala do hospital Baptista de Sousa. Os brinquedos serão remetidos até este domingo para a ilha do Porto Grande. A ideia é também estender esse gesto a crianças da chamada terra de Chiquinho.
“A pandemia veio limitar a liberdade de muitas crianças e a situação é ainda mais complicada para aquelas que estão doentes. Quero dar-lhes um momento de alegria no dia 1 de junho. Sendo artesão, resolvi fabricar porquinhos-cofres em cerâmica e oferecer-lhes. Trata-se de um brinquedo e, ao mesmo tempo, algo que as vai incentivar a fazer poupança”, explica esse pai de 37 anos, cuja filha ganhou o hábito de guardar as suas moedas desde que recebeu um desses “porquinhos”.
Por estes dias o artesão tem estado a pintar os pequenos “cofres” para estarem prontos na data prevista. Normalmente, vende esse objecto por oitocentos escudos, mas para Renato dos Reis trata-se apenas de um gesto de amizade para com as crianças.