Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Jorge C. Fonseca considera vídeos de maus-tratos a militares de “muita gravidade”

O presidente da República anunciou ontem no Facebook que conversou com o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas sobre o conteúdo dos vídeos de maus-tratos a militares que têm estado a circular na internet. Segundo o Comandante Supremo das Forças Armadas, que se reuniu também com o Chefe da Casa Militar, tratam-se de factos de “muita gravidade” que aconteceram dentro de instalações militares. Fonseca assegura na sua curta mensagem que diligências e “medidas adequadas” estão já em curso pelos responsáveis da instituição castrense.

A divulgação das duas filmagens tem provocado uma onda de indignação em Cabo Verde, com centenas de comentários nas redes sociais condenando práticas “humilhantes” e “traumatizantes” que costumam acontecer nos quartéis. Várias pessoas classificaram os vídeos de vergonhosos para a honra das Forças Armadas e pediram “castigo severo” para os “terroristas”. Aliás, a própria Chefia das FA classificou de “desumana e vergonhosa” as cenas gravadas, que mostram militares sendo submetidos a abusos de carácter sexual, alegadamente cometidos por colegas e seus superiores.

Publicidade

Até o momento são conhecidas duas filmagens, sendo que numa delas um militar é literalmente violado com recurso a um pau de vassoura e espancado na nádega com um livro grosso e noutra três soldados são levados a simular actos “sexuais” com uma parede. A chefia militar assegura que investigou e concluiu um dos casos em março e que vai abrir um novo processo e punir exemplarmente os envolvidos no segundo vídeo, que chegou ontem ao conhecimento da instituição.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo