Várias mulheres no pós-menopausa, ou seja na 3ª idade, relataram ter sofrido com o regresso inesperado do período após tomarem uma dose da vacina contra a Covid-19, avança o jornal Telegraph da Inglaterra.
Os investigadores estão agora a tentar perceber se existe alguma relação entre a vacina e o ciclo menstrual. Até agora, não existem provas de ligação entre as inoculações e os sintomas partilhados por várias mulheres.
O investigador e professor Tim Spector, epidemiologista do King’s College de Londres, está a monitorizar os relatos e diz que há pelo menos seis mil mulheres que já reportaram estas situações. Tim Spector promete mais investigações.
Também a antropóloga Kate Clancy disse no Twitter que experiênciou um fluxo sanguíneo anormalmente intenso após receber a vacina da Moderna. Clancy diz que, duas semanas após a primeira dose, a menstruação chegou mais cedo. Nos comentários à sua publicação no Twitter, centenas de mulheres revelaram ter episódios semelhantes.
A pós-menopausa, refira-se, é marcada pelo cuidado com patologias que podem aparecer já na terceira idade. As mulheres, nessa fase, merecem um atendimento especial, pois a pós-menopausa é associada a sintomas mais genitais. Qualquer sugestão ou medicação deve ser focalizada nos problemas que surgiram, de acordo com os ginecologistas.
C/cm.pt