Pub.
Social
Tendência

Camião sufoca moradores da aldeia de Norte da Baia com fumaça tóxica

Pub.

Um camião que fornece água ao centro social da aldeia do Norte da Baia tem estado a sufocar os moradores com a fumaça que produz. Como dois dos residentes explicaram ao Mindelinsite, o carro lança uma cortina de fumo tóxico durante o tempo que passa a encher dois tanques e deixa o ar praticamente irrespirável.  “A fumaça entra-nos em casa, mesmo quando fechamos as portas e janelas”, conta uma moradora.

Segundo esta fonte, que passou a residir na localidade faz três anos, o caso exige uma medida urgente da Câmara de S. Vicente porque o fumo é bastante tóxico. “Este é um caso de saúde pública”, considera.

Publicidade

A cada três dias, a população é obrigada a suportar essa situação devido ao estado do camião movido a gasóleo. Outra moradora diz que já falaram com os condutores e tentaram expor o problema à CMSV, mas tudo continua na mesma. Por isso a decisão de denunciarem o caso pela comunicação, na esperança que a denúncia venha a produzir efeito. Antes disso, entretanto, enviaram fotos ao movimento Sokols que as publicou no Facebook. Esse post provocou alguns comentários, entre os quais de Domingos Rodrigues, para quem esse camião é um autêntico poluidor. “Nos locais onde ele faz o abastecimento de água não se consegue passar ao seu redor… É um fumo horrível!!!” 

Abordado pelo Mindelinsite, o vereador Samuel Santos confirma ter recebido essa denúncia, acompanhada de fotos do camião. Este informa que colocou o colega Anilton Andrade ao corrente da situação, enquanto vereador pela área da saúde e bem-estar geral, mas adianta que ainda não puderam fazer nada porque precisam ter autonomia de decisão. “Precisamos discutir a funcionalidade da CMSV e ter poder de decisão e autonomia, o que ainda não aconteceu. Por isso continuamos a insistir em discutir esses aspectos com o presidente”, diz Samuel Santos, sem com isso se comprometer com a resolução do problema, por não dispor de poder de decisão.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo