Duas equipas médicas enviadas por Portugal para ajudar Cabo Verde no combate à pandemia da Covid-19 chegam hoje às cidades do Mindelo e da Praia. As mesmas integram um grupo de profissionais de saúde do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica -, Forças Armadas e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, dois médicos com experiência em cuidados intensivos e quatro enfermeiros com experiência em Urgência/Emergência e cuidados intensivos.
O propósito, segundo nota do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, é reforçar a capacidade de resposta nos dois hospitais centrais nas ilhas de Santiago e S. Vicente. “É ainda objetivo destas equipas otimizar a capacitação, através de formação, dos recursos humanos destes hospitais nas áreas do atendimento do doente crítico e tratamento em cuidados intensivos”, frisa o comunicado remetido a esta redação.
A vinda das equipas é resultado da missão de avaliação constituída por elementos do INEM e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., realizada de 5 a 12 de maio. A mesma visou identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à atual situação pandémica, no que respeita ao funcionamento dos hospitais e centros de vacinação.
As equipas médicas chegam dois dias depois de Portugal ter ofertado 24.000 doses de vacinas a Cabo Verde e fazem parte do plano de resposta sanitária à Covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste.