Mais de 60 trabalhadores do IMP contemplados com progressão, promoção e requalificação
O Vogal executivo do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), Seidi dos Santos, anunciou hoje no Mindelo a resolução das pendências relativamente a evolução dos trabalhadores do serviço. Segundo este responsável, mais de 60 colaboradores já foram contemplados com progressão, promoção e requalificação. Garantiu ainda que está a ser preparado um novo Plano de Cargo, Carreiras e Salários (PCCS).
Segundo Seidi dos Santos, o Conselho Directivo do IMP emitiu duas deliberações, que se consubstanciam na atribuição de progressão a 43 dos seus trabalhadores, na promoção de 9 e reclassificação de 7. “Foram contemplados 62 trabalhadores de um total de 67 que compõem o corpo do pessoal do IMP”, frisou, realçando que estas medidas tiveram reflexo imediato nos salários pagos este mês de abril, com retroactivos a 1 Janeiro do corrente ano.
O Vogal Executivo lembrou que desde 2015\2016 que os trabalhadores do IMP tinham estes direitos congelados, tendo-se definido como ponto de partida para a efetivação das pendências a data da última evolução na carreira de cada trabalhador. “Para atingir este objetivo foi preciso um esforço financeiro significativo, que vem resolver quase a totalidade dos problemas a nível dos recursos humanos do Instituto, e demostrar o empenho e engajamento do conselho Diretivo na efetivação dos direitos dos trabalhadores”, acrescentou.
Quanto aos cinco trabalhadores que não foram contemplados, Seidi dos Santos explica que alguns estão em licença sem vencimento, outros entraram agora no IMP. Há outros ainda que, por terem atingido o topo da carreira, estão estagnados. Mas o instituto espera resolver estas situações com a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras.
Lidiane Sales (Estagiária)