Até este momento, 12.901 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em Cabo Verde. Destas, 3.888 são profissionais do sector da saúde, número que representa 91% do total previsto no Plano Nacional de Vacinação, de acordo com informações avançadas pelo Director Nacional de Saúde. Jorge Barreto realça ainda o facto de 2.585 destes profissionais estarem já imunizadas com a segunda dose da vacina.
Isto significa, diz Jorge Noel Barreto, que a maior parte dos profissionais está completamente vacinada. “Um total de 7.667 idosos com idade superior a 60 anos já foi vacinado com a primeira dose. Já aplicamos 10.121 doses da vacina da Astrazeneca e, até este momento, não temos registo de eventos adversos mais graves. Apenas situações de diarreia, alguma tontura, febre e indisposição. São efeitos esperados desta vacinação”, assegura.
Apesar do aparente cumprimento do programa de vacinação, Jorge Barreto pede as pessoas com mais de 70 anos que se inscreveram através das linhas telefónicas ou online, e que ainda não foram contactadas, para se dirigirem aos centros de saúde próximos da sua residência para saber por quê ainda não foram chamadas. “Temos estado a trabalhar as listas de nomes recebidos através das chamadas e do formulário online e os Centros de Saúde têm dito que já contactaram as pessoas que tinham de ser contactadas ”, acrescenta.
O Director Nacional da Saúde admite estar a par de alguns constrangimentos. Sabe ainda que pessoas com mais de 70 anos, que estão inscritas, ainda não foram chamadas para receber a primeira dose . Por isso o apelo para procurarem os centros de saúde para serem vacinadas o mais breve possível.