O navio Ever Given, que estava há uma semana atravessado no Canal do Suez, no Egito, já está “em livre circulação”, anunciou, esta segunda-feira à tarde, um porta-voz da Autoridade do Canal do Suez. Com isso, o tráfego nesta importante rota marítima foi retomado.
“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal do Suez, proclamou o recomeço do tráfego de navegação no canal”, lê-se num comunicado, citado pela imprensa internacional.
Esta manhã, a autoridade, daquela que é considerada uma das artérias marítimas mais importantes do mundo, tinha anunciado que o navio já tinha começado a flutuar. Na altura, de acordo com as autoridades egípcias, as equipas envolvidas na operação tinham conseguido corrigir a orientação do navio em 80% e afastado a embarcação 102 metros da margem.
O navio porta-contentores com mais de 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, estava encalhado desde terça-feira passada, bloqueando a rota marítima que liga o mar Mediterrâneo e o mar.
O Canal do Suez é uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo e, devido ao encalhe do “Ever Given”, 400 navios aguardavam hoje a passagem na via que liga o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho.
Fonte: AFP