Pub.
COVID-19Escolha do Editor
Tendência

Vacinação com a AstraZeneca pode começar em Cabo Verde ainda esta semana

Pub.

O director Nacional da Saúde anunciou ontem que as vacinas da marca AstraZeneca podem começar a ser aplicadas ainda esta semana em Cabo Verde, depois da suspensão desse medicamento pela ERIS por cautela. Jorge Noel Barreto lembrou que houve um parecer favorável sobre a segurança e eficácia desse produto e que ficou provado que os problemas de saúde detectados em determinados pacientes não tiveram relação directa com a vacina.

Como enfatizou o DNS, se a vacina da AstraZeneca fosse ineficaz, a Europa não estaria a exigir o envio das doses em falta. Para ele, isto é mais uma prova da segurança desse produto.

Publicidade

Até ontem, segundo dados avançados por essa fonte, 1.730 profissionais de saúde, fundamentalmente os que trabalham nos hospitais, já tinham sido vacinados com o imunizante da Pfizer. Os proximos contemplados serão os funcionários das clínicas privadas sujeitas ao contacto com o coronavírus. O grupo a seguir será o dos bombeiros e da proteção civil, que fazem atendimento em casos de emergência a pessoas infectadas.

A expectativa do Governo, recorde-se, é imunizar 70 por cento da população contra a Covid até o final deste ano.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo