Pub.
Pub.
Cultura

Tony d´Wings prepara para colocar no mercado seu primeiro CD

O artista mindelense residente na Holanda Tony Morais, mais conhecido por Tony d´Wings, prepara para colocar no mercado o seu primeiro trabalho discográfico em CD, com músicas e melodia da sua autoria e arranjos do conhecido Djoy Delgado. Trata-se de um single com dois temas comerciais, isto é, um zook love e uma caladeira, que serão apresentados em Cabo Verde no próximo verão, caso a pandemia da Covid-19 der uma trégua.

Num exclusivo ao Mindelinsite, o artista conta que nunca tinha gravado um disco, apesar de ao longo da carreira ter feito várias gravações caseiras para o seu canal no Youtube e para o Facebook. “Este é, de facto, o meu primeiro CD e tem produção do Djoy Delgado, mas escrevi as letras e fiz a melodia. Tenho ainda como convidados Nhela Santos e Edson”, revela este artista, que saiu de Alto de S. Nicolau para Holanda em 1988, com 27 anos, mas nunca esqueceu a música e nem as suas raízes mindelense.

Publicidade

Nos Países Baixos Tony d´Wings completou os seus estudos e trabalha como técnico industrial. Paralelamente, integrou alguns agrupamentos musicais, caso por exemplo dos Babylon e acompanhou alguns nomes sonantes como Cesária Évora e Luís Morais no seu primeiro tour na Holanda, em 1989, ainda tocou com Jaqueline Fortes, Manuel d´Candinho, entre outros.

“A música sempre esteve comigo, seja sozinho ou acompanhando alguns artistas. Tocava percussão e piano. Tenho também um pequeno estúdio em caso onde faço as minhas gravações nos momentos de lazer, que divulgou no meu canal no Youtube e no Facebook. Por influência de pessoas que sempre me perguntava porque não gravava um CD, decidi fazer este single, que estará pronto para entrar no mercado no próximo mês de abril.”

Publicidade

Instado a precisar qual o seu estilo musical de eleição, Tony d´Wings deixa claro que gosta de Jazz Moderno, mas para este CD resolveu optar por um mais comercial, no caso o zook love e coladeira. “Normalmente quanto toco sozinho sou mais do jazz moderno. É este estilo que apresento nos hotéis e clubes onde toco na Holanda, mas é sobretudo para estrangeiros. Mas no CD decidi seguir um estilo mais comercial, zook love e coladeira.”

O próximo passo é a divulgação do single. Tony promete fazer a sua apresentação em Cabo Verde no próximo verão, sendo que para o efeito deverá reunir antigos companheiros do Wings residentes no país, caso do Voginha, Bau, Nolito, Tey Bonga, de entre outros. Aliás, é com nostalgia que lembra o período em que tocava no Wings e os muitos colegas que passaram pelo grupo, caso por exemplo do Biús, Calú, e tantos outros.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo