Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

AJOC condena agressão ao jornalista António Aly

A notícia do sequestro e agressão do jornalista António Aly na Guiné-Bissau revoltou os colegas aqui no país e suscitou uma reação imediata da Associação de Jornalistas de Cabo Verde. Em comunicado, a AJOC afirma que condena “qualquer violência e agressão contra jornalistas”. Diz ainda que, quando um jornalista é espancado, é a democracia que sangra.

Na nota, o Sindicado dos Jornalistas de Cabo Verde afirma que tem emprestado a sua voz na condenação de todo e qualquer acto de violência contra jornalistas e exigido, em sintonia com a Federação Internacional dos Jornalistas, da União dos Jornalistas Africanos e da Federação dos Jornalistas de África, assim como da Federação dos Jornalistas da CPLP, que se ponha um fim à impunidade nessa sanha predadora e desenfreada.

Publicidade

Em nome dos jornalistas nacionais, a direção da AJOC solidariza-se com Aly e garante estar, em articulação com as organizações referidas, empenhada em conceder-lhe todo o apoio que se mostrar necessário nesta altura. “Esperamos, no entanto, um posicionamento célere e destemido por parte da nossa congênere, o Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau, bem como da Ordem dos Jornalistas desse país, onde o António Ali tem exercido a profissão de jornalista há um ror de anos em condições, deveras, bastante adversas”, refere esta agremiação profissional.

A AJOC termina dizendo que desempenhará, como sempre fez, o seu papel na defesa intransigente da liberdade de imprensa e da integridade física e moral dos jornalistas, independentemente de serem cidadãos cabo-verdianos ou não, ou de serem ou não membros da AJOC.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo