Agendados início da construção de piscina oceânica e inauguração da sede da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima
A sede da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente será inaugurada na próxima segunda-feira pelas 10 horas pelo Primeiro-ministro. O serviço ficará em Chã de Cricket e, conforme o ministério da Economia Marítima, foi implementado no âmbito da lei que institui a Zona Económica Especial Marítima em São Vicente (ZEEMSV), publicada em julho de 2020, e estabelece o regime jurídico especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento.
“A aprovação desta lei significa um grande passo para o desenvolvimento económico, colocando Cabo Verde numa posição capaz de competir à escala mundial, pois apresenta uma legislação de direito económico e tributário diferenciado, objetivando a atração de investimentos”, entende o referido ministério. O projeto da ZEEMSV, acrescenta, terá impacto na economia nacional, na criação de emprego, desenvolvimento industrial, aumento das exportações, crescimento do PIB, desenvolvimento de todo o setor privado nacional, diversificação do crescimento económico e a internacionalização da economia cabo-verdiana.
Momentos depois da inauguração da referida sede, Ulisses Correia e Silva fará o acto de lançamento da construção da Piscina Oceânica do Mindelo na zona Sul da praia da Lajinha. Construída com blocos flutuantes, a estrutura está orçada em cinco mil contos e deve ficar pronta no primeiro trimestre deste ano. Tem por principal objectivo facilitar o ensino da natação pelas escolas, daí ficar localizada naquela que é considerada a área mais segura da praia, ou seja, no recanto junto ao miradouro da Enapor.