Uma médica de 32 anos do estado mexicano de Coahuilla apresentou uma reacção alérgica grave 30 minutos depois de receber a primeira dose da vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19.
De acordo com o jornal “El País”, que cita um comunicado do Ministério da Saúde do México, a profissional de saúde sofreu convulsões, erupções na pele, perda da força muscular e dificuldades respiratórias.
A médica, que recebeu a vacina no dia 30 de dezembro no hospital do Instituto Mexicano de Previdência Social, foi transferida para a unidade de cuidados intensivos para o tratamento da inflamação cerebral (encefalite). Este é o primeiro caso registado no país desde o início da vacinação.
O ministério da saúde mexicano revelou que a profissional tinha histórico de alergia a um antibiótico usado principalmente para infeções urinárias.
O México iniciou a inoculação contra o novo coronavírus nos profissionais de saúde a 24 de dezembro com as vacinas da farmacêutica Pfizer e da BioNTech. O país deverá receber mais doses da vacina já este mês.
C/CM.PT