Portugal e Cabo Verde formalizaram um acordo de apoio extraordinário ao qual foi alocado o montante de 75.000€, que permitirá a disponibilização de equipamento de proteção individual (EPI), instrumentos para testes PCR – designadamente zaragatoas e outros produtos – no âmbito da pandemia Covid-19.
O montante visa promover a capacidade de resposta de Cabo Verde em duas vertentes distintas: na proteção dos profissionais que lidam com a pandemia nas estruturas de saúde, em particular médicos e enfermeiros, assim como no plano de testagem, nomeadamente na aquisição de testes antigénios.
Este apoio enquadra-se no plano de ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, cuja estruturação teve em linha de conta o contexto da doença a nível mundial e a determinação do Governo português em contribuir para os esforços dos seus principais países parceiros no combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos.
O documento foi rubricado pela representação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., e da Direção Nacional de Saúde.