O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 será apresentado em breve, segundo garantias dadas por Ulisses Correia e Silva. Numa publicação na sua página no Facebook, o Primeiro ministro adianta que foi criada uma comissão com todos os parâmetros definidos a nível técnico, nomeadamente a escolha e definição do tipo de vacina, os grupos prioritários e todo o processo de calendarização e cronograma da campanha de vacinação.
Neste momento, prossegue Correia e Silva, segue o processo de seleção dos vários tipos de vacina que existem no mercado para se escolher aquela que está de acordo com as necessidades e especificidades do país. “Estamos a mobilizar mais recursos financeiros, além dos 5 milhões de dólares já adquiridos do Banco Mundial. Será uma porta de esperança para todos, mas não podemos desarmar e desproteger“, realça o Chefe do Governo, acentuando que é preciso que cada um continue a se proteger, respeitar as normas e estar preparado para a vacina.
“Nosso esforço – frisa o político – é que seja logo uma realidade e que possamos recuperar aquilo que foi perdido em termos de tempo e recursos, com efeitos e impactos gravosos que não teríamos se estivéssemos numa situação de normalidade.” O Chefe do Governo diz que tem toda a confiança que Cabo Verde vai recuperar o tempo, relançar a economia, porque o vírus é mais que um problema de saúde – é de economia, da vida das pessoas, emprego, rendimento, vida social.
Cabo Verde conseguiu uma verba de 5 milhões de dólares americanos para o programa de vacinação contra a COVID-19 e pretende angariar mais 15 milhões de dólares num programa sub-regional da CEDEAO.