A Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente e o Museu do mar acolhem formação de transformação de lixo em arte financiada pelo Programa de Assistência Técnica PROMEB. O programa, ligado à economia azul, irá capacitar 16 jovens e divide-se em três vertentes: a capacitação, incubação e um concurso de ideias.
Esta formação procede um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas em São Vicente e ligadas ao mar como a Ocean Week, que defende a economia azul e o sector marinho, e da Feira de artesanato URDI. Outro motivo para se realizar esta formação prende-se com a taxa de desemprego elevada, devido a pandemia, e foi reestruturada para poder cumprir com as normas de segurança.
“Poderiamos contemplar 30 a 40 pessoas, mas resolvemos disponibilizar apenas 16 vagas. As aulas teóricas irão acontecer num espaço livre, como a Réplica da Torre de Belem, o museu do mar e na OMCV e lhes é facultado ainda a deslocação para São Pedro e Salamansa aonde poderão recolher lixos para ser transformado em arte”, explica Amilcar Morais, coordenador do gabinete da ProEmpresa em São Vicente. De acordo com esta fonte, o importante é que, além da sensibilização para o mar e fazer a economia circular, irão sair unidades de negócio para o auto-emprego .
Esta formação tem o artista Beto Diogo como o formador principal e o projeto Simili. “Simili foi, aliás, um dos primeiros projetos a ser contemplado num concurso de ideias do Promeb e neste momento estão a ser contemplados com assistência técnica, atraves da encubaçao. Tem feito trbalos em parceria com a OMCV e com algumas unidades de produção em Salamansa”, acrescenta Morais.
O programa PROMEB surgiu de um acordo tripartido FAO, Banco Africano de Desenvolvimento e o Governo de Cabo Verde, e é liderado pela direção de recursos marinhos. A Proempresa faz a gestão do projeto.
Esta não é a primeira ação em São Vicente desenvolvida por este programa que já tinha sido contemplada com uma formação de mergulho, com jovens de zonas periféricas.
O curso de transformação do lixo em arte tem uma carga horária de 72 horas, termina a 22 de Dezembro. O Promeb tem perspectivas de novas dinâmicas para 2021, com capacitação, incubação e concurso de ideias, que será brevemente anunciado.
Sidneia Newton