Pub.
Social
Tendência

Pescadores de Santiago desaparecidos há oito dias resgatados com vida

Pub.

Dois pescadores da ilha de Santiago, que sairam do Porto da Praia no passado dia 20 de outubro numa embarcação de boca aberta denominada Paulo Jorge, foram resgatados com vida a 95 milhas náuticas a sul da olhado Fogo. Os dois pescadores estiveram durante oito dias a deriva.

O Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento – JCRR explica que, no dia 31 de outubro, por volta das 22h20, recebeu uma chamada telefónica da Polícia Marítima. Esta dizia que o navio de pesca Madre Josefa Uno, de nacionalidade espanhola, tinha encontrado uma embarcação de boca aberta a deriva. “A embarcação, denominada Paulo Jorge, estava a cerca de 95 milhas náuticas do sul da ilha do Fogo, com dois pescadores a bordo”, diz.

Publicidade

De imediato, o JCCC entrou em contacto com a embarcação Madre Josefa Uno”, através da Agência Limage, e coordenou junto com este navio de pesca o desembarque dos dois pescadores no porto mais próximo, no caso no Vale de Cavaleiros, Fogo. “Em coordenação com o Delegado Marítimo e a Policia Marítima na ilha, o desembarque realizou-se ontem, 01 de novembro, pelas 11h55, estando os dois pescadores bem de saúde”, acrescenta. 

A embarcação Paulo Jorge, refira-se, partiu do Porto da Praia no dia 20 de outubro, para pescar na zona sul da ilha do Maio. No dia 24 teve uma avaria no motor devido aos fortes ventos que se fazia sentir e não conseguiu aproximar da costa. O barco permaneceu a deriva por oito dias.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo