Pub.
Escolha do EditorSocial
Tendência

Morreu “Djô Carteiro”, um dos carteiros mais antigos do Mindelo

Pub.

Morreu hoje em S. Vicente, José Manuel Lima, mais conhecido por Djô Carteiro, antigo carteiro da ilha de S. Vicente. Djô Carteiro residia na zona de Bela Vista, mais conhecida a ilha de S. Vicente como a palma da sua mão. 

Reformado dos Correios de Cabo Verde, onde trabalhou de 1975 até setembro de 2014, este antigo carteiro da ilha de S. Vicente deixa saudades. Era o portador certo de cartas que traziam noticias boas e menos boas. 

Publicidade

Tinha orgulho da profissão, conforme afirmou em entrevista à jornalista do Mindelinsite, Sidneia Newton, onde contou ainda que começou a trabalhar numa altura em que eram  meia dúzia de carteiros que percorriam as zonas e localidades da ilha de S. Vicente a entregar correspondência. 

“Eu fazia num instante, à pé, as zonas de Monte, Campim, Dji d’Sal, Avenida de Holanda e Chã de Cemitério de porta em porta. Noutras zonas ,como Cruz João Évora e Chã de Alecrim, ia todas as terças e quintas “fazer chamadas”,  dizia, realçando que as pessoas juntavam à espera de serem chamados para receberam uma carta ou, melhor ainda, vales enviados por familiares.  

Publicidade

Hoje em dia, frisava, é tudo diferente. Os carteiros deixaram de ser importantes. A maioria das pessoas recorre às agências dos correios porque os serviços ficaram mais próximo das pessoas nas suas comunidades.

Fica aqui o nosso reconhecimento pelo serviço prestado. À família enlutada, o Mindelinsite apresenta sentidas condolências. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo