Morreu hoje em S. Vicente, José Manuel Lima, mais conhecido por Djô Carteiro, antigo carteiro da ilha de S. Vicente. Djô Carteiro residia na zona de Bela Vista, mais conhecida a ilha de S. Vicente como a palma da sua mão.
Reformado dos Correios de Cabo Verde, onde trabalhou de 1975 até setembro de 2014, este antigo carteiro da ilha de S. Vicente deixa saudades. Era o portador certo de cartas que traziam noticias boas e menos boas.
Tinha orgulho da profissão, conforme afirmou em entrevista à jornalista do Mindelinsite, Sidneia Newton, onde contou ainda que começou a trabalhar numa altura em que eram meia dúzia de carteiros que percorriam as zonas e localidades da ilha de S. Vicente a entregar correspondência.
“Eu fazia num instante, à pé, as zonas de Monte, Campim, Dji d’Sal, Avenida de Holanda e Chã de Cemitério de porta em porta. Noutras zonas ,como Cruz João Évora e Chã de Alecrim, ia todas as terças e quintas “fazer chamadas”, dizia, realçando que as pessoas juntavam à espera de serem chamados para receberam uma carta ou, melhor ainda, vales enviados por familiares.
Hoje em dia, frisava, é tudo diferente. Os carteiros deixaram de ser importantes. A maioria das pessoas recorre às agências dos correios porque os serviços ficaram mais próximo das pessoas nas suas comunidades.
Fica aqui o nosso reconhecimento pelo serviço prestado. À família enlutada, o Mindelinsite apresenta sentidas condolências.