A organização das mulheres de Cabo Verde recebeu esta semana um lote de materiais escolares e de higiene oral para serem entregues a jardins e alunos de localidades afastadas. Parte dos donativos é fruto da parceria com o voluntarismo, onde trabalharam com alguns turistas que visitam Cabo Verde.
“A enfermeira Mara Santos já tinha estado aqui e na altura trouxe vários donativos para as comunidades. Desta vez enviou-nos escovas e pastas de dentes numa quantidade considerável que serão entregues no jardim da Bela Vista, e noutros que a OMCV tem parceria”, comemora a delegada da OMCV em São Vicente, Fátima Balbina.
Além do jardim Arco Íris, da Bela Vista, na lista dos alunos que serão beneficiados com kits de higiene oral estão ainda os do jardim Infância Feliz, os inscritos do centro nutricional Dra Laidinha e outros jardins sociais da ilha.
Outro apoio considerado “imensamente importante” provém de um lote de materiais escolares que serão entregues juntamente com os outros donativos.
Como aconteceu com as escovas de dente, esta doação foi feita pela volunturista Raquel da Silva. Esta, de acordo com Fátima Balbina, veio trabalhar com artes cénicas em São Vicente e resolveu apoiar. Pelo trabalho de formação, apoio aos projetos com trabalho não remunerado e doações, a delegada desta instituição congratula o Volunturismo pela parceria que “bons frutos” deram para a comunidade”. Está fonte assegura que a OMCV tem vindo a receber apoio, independentemente das fronteiras fechadas e que esta parceria com o Volunturismo deverá continuar. No entanto, Fátima Balbina afirma que irá demorar a vinda de turistas para as ilhas, dada a preocupação mundial com a pandemia.
Na lista de apoios recebidos, Fátima Balbina destaca a fundação Fogo’s Kinders, que ofereceu ainda uma TV ao jardim Arco Íris, da OMCV, para que as crianças assistam programas que ajudam a prevenir problemas dentários. A OMCV também exorta o trabalho da área social da Câmara Municipal, que apoiou a organização com kits de higiene e propinas. As batas e fardas, anunciadas anteriormente, já estão sendo confeccionadas e a delegada desta instituição prevê que em breve estarão a ser entregues aos alunos selecionados pelas escolas das localidades afastadas.
Sidneia Newton