Cabo Verde registou hoje 44 casos de infecção pelo novo coronavírus de um total de 351 amostras analisadas. A maioria dos casos positivos de Covid-19, 30, foram diagnosticados no concelho da Praia. Já S. Vicente continua sem casos activos, enquanto a ilha do Fogo chega a 4 confirmados.
Segundo o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, até as 15 horas desta sexta-feira, o país contabilizava 875 doentes em isolamento institucional e domiciliar. Desde 190 estão em isolamento domiciliar. “Temos m total de 2.498 doentes que já tiveram alta e 875 casos activos”, detalhou, realçando que hoje 36 pessoas tiveram alta, dos quais 20 na Praia, 8 no Sal, 2 em S. Cruz, 1 no Tarrafal, 1 em S. Salvador do Mundo e 4 na Ribeira Grande.
Nesta altura, de acordo com o DNS, já foram realizados mais de 46 mil testes rápidos e mais de 30 mil de PCRs. Correia voltou a realçar o facto de Cabo Verde ser o segundo país africano em número de testes por um milhão de habitantes, 42 num universo de 196 países do mundo.
“Em relação a casos suspeitos, temos 14, sendo 4 na Praia, 2 na Ribeira Grande de Santiago, 2 em Santa Catarina, 1 em S.Salvador do Mundo, 2 nos Mosteiros que estão em S. Filipe a serem observados. Estes têm ligação directa com os casos confirmados e resultam da actividade de inquérito epidemiológico. Ainda 2 em S. Domingos e 1 na B. Vista”.
A boa nova do dia é a inexistência neste momento de casos activos em S. Vicente, Santo Antão, S. Nicolau, Maio e Brava. Também não há pessoas em quarentena domiciliar e nem institucional nestas ilhas. “Os dados de hoje indicam que temos casos identificados no Fogo, Santiago e no Sal”.
Em jeito de remate, Correia revelou que 7 doentes internados no Hospital Agostinho Neto, sendo que todos estão estáveis. Ha ainda dois em isolamento no Hospital Santa Rita Vieira e dois no S. Francisco no Fogo, estes últimos estão assintomáticos e a aguardar alta proximamente.
De referir que, com os dados de hoje, o país passa a contabilizar 875 casos ativos, 2498 recuperados, 37 óbitos e 3412 casos positivos de covid-19.