Pub.
Economia
Tendência

Rafael Vasconcelos pronto para disputar gestão da CCB com qualquer lista concorrente

Pub.

O empresário Rafael Vasconcelos pretende assumir as rédeas da Câmara do Comércio de Barlavento, mas acredita que a eleição para a presidência da CCB será disputada com uma lista adversária integrada por elementos da actual direcção encabeçada pelo jurista Belarmino Lucas. Pelas informações que diz dispor, é muito provável que haja apenas mudanças de algumas pedras na equipa que tem vindo a gerir os destinos da CCB nos últimos anos, pelo que perspectiva uma “luta” entre dois grupos.

A ser assim, esse cenário não intimida o actual CEO da firma Vasconcelos Lopes. Isto porque sente um grande descontentamento da parte de um grupo considerável de sócios dessa câmara no tocante à gestão desse organismo representativo do empresariado da região Norte do arquipélago. Segundo Rafael Vasconcelos, o nível de insatisfação é forte porque vários sócios sentem que a CCB está “cristalizada”, sem o dinamismo esperado e com um défice na comunicação com os seus membros. “A opinião não é nossa, mas sim genérica do empresariado norte. Fica evidente que precisamos de uma câmara mais pro-activa e representativa dos interesses de cada um dos membros. Cada situação de um sócio deve ser analisada de forma isolada. E os sócios sentem que uma das principais falhas da actual gestão tem a ver com a escassez da comunicação”, diz Vasconcelos, realçando que o nível de insatisfação pode ser medido pela taxa de sócios inactivos. Este afirma que muitos membros deixaram de pagar as quotas porque constataram que não têm usufruído da pertença à CCB. 

Publicidade

Rafael Vasconcelos ilustra com a situação da pandemia, que tem levado várias empresas a um enorme esforço de sobrevivência. No entanto, prossegue, o papel da CCB tem ficado muito aquém do desejado. “Em contraponto, a Câmara de Sotavento tem estado mais dinâmica passando dados essenciais aos seus membros”, compara.

As eleições para a direcção da CCB deviam ter acontecido em Março, mas foram adiadas devido a pandemia da Covid-19. Ainda a data da próxima assembleia-geral não foi anunciada, mas pode acontecer a qualquer momento, o que leva Rafael Vasconcelos a estar já no terreno. Neste momento já tem uma lista constituída, mas que pode sofrer alteração. 

Publicidade

Como explica, decidiu concorrer à presidência da CCB após reflexão e conversas tidas com diversos amigos “optimistas”, “colaborativos” e “cooperativos”. “Cheguei à conclusão de que, mais do que uma intenção, é um dever meu liderar uma lista de candidatura à direcção da CCB”, diz o jovem empresário. 

Segundo esse candidato, os factores que nortearam esse posicionamento gravitam em torno de três eixos fundamentais: gerar uma maior e mais eficiente interacção entre a CCB e o mundo empresarial, seus associados em particular; alargar a base de participação a todo o tecido empresarial – rompendo com a imagem instalada de uma organização cristalizada e direccionada prioritariamente a uma elite, criar condições para uma acção verdadeiramente dinâmica e instigadora em que Câmara seja chamada a desempenhar a função de apoiar, de facto, na criação de novas empresas, tornando funcional a já instituída Incubadora de Empresas…

Publicidade

A candidatura terá como linha orientadora o lema “Novo Rumo” / “TED – Tecido Empresarial Dinâmico”, um projecto que, diz Rafael Vasconcelos, conjuga “experiência” e “juventude” num único propósito: contribuir de forma efectiva para o desenvolvimento económico da região Norte de Cabo Verde.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo