A Policia Marítima em São Vicente apreendeu na manhã de ontem uma embarcação de boca aberta com mais de 240 quilos de búzio, resultante da pesca ilegal ou pesca não regulamentada. A informação foi confirmada ao Mindelinsite pelo Capital dos Portos de Barlavento, Aguinaldo Lima, que alegou ser este o resultado de mais uma operação de rotina, no âmbito da fiscalização conjunta das autoridades marítimas.
Segundo informações apuradas por este diário digital, a embarcação de pesca é da localidade de São Pedro, em S. Vicente. Foi abordada pela Polícia Marítima na zona de Ponta de Sal, perto de Fateja. Foi apreendido para além dos 242,5 kg de búzios, todo o equipamento de mergulho de ar cumprido e a própria embarcação. Esta foi entretanto entregue ao proprietário por falta de um local seguro para manter o barco.
“O proprietário é neste momento o fiel depositário da referida embarcação e dos equipamentos de mergulho, enquanto o processo está em curso, por motivo de segurança. Estavam a praticar pescas com garrafas de mergulho e vão ser multados”, informou Lima, realçando que, normalmente estas operações são realizadas pela Polícia Marítima, Guarda Costeira e Unidade de Fiscalização. No entanto, desta vez todo o mérito é da Polícia Marítima.
O produto apreendido, explica, foi entregue ao Instituto do Mar (IMAR).