O número de óbitos em Cabo Verde provocado pela Covid-19 chegou aos 18 casos com o anúncio esta tarde da morte de um homem de 59 anos, na cidade da Praia. Segundo Jorge Barreto, a vítima chegou ao hospital Agostinho Neto já cadáver, levada pelos familiares, após passar uma semana com problemas respiratórios em casa.
Conforme o infectologista, as autoridades sanitárias desconhecem o motivo de o falecido não ter contactado os serviços de saúde quando começou a apresentar os sintomas. O caso foi tratado pelo hospital como se fosse uma infecção pelo novo coronavírus e mais tarde as análises confirmaram as suspeitas, pelo que Cabo Verde passa a registar 18 mortos por Covid-19.
Hoje, conforme informações epidemiológicas foram examinadas 254 amostras pelos laboratórios do Mindelo e da Praia, na sua maioria para fins de diagnóstico. Os testes apuraram mais 36 casos positivos: Praia 12, Santa Catarina 8, Sal 12 e Santa Cruz 4. Foram notificados ainda 13 casos suspeitos: 8 no Tarrafal de Santiago, 2 em Santa Catarina, 2 em S. Miguel e 1 em Santa Cruz.
Como reconhece o Director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, a tendência continua a apontar para o aumento dos casos, mais precisamente em Santiago e no Sal. Neste momento, Cabo Verde tem um total de 755 doentes, assim distribuídos: Praia 316, Sal 249, Santa Cruz 78, S. Nicolau 9, Santa Catarina 69, S. Vicente 3, São Salvador 8, S. Domingos 3, S. Miguel 2, Ribeira Grande de Santiago 3, Órgãos 1, Santo Antão 1, Maio 2 e Boa Vista 1. O país contabiliza 1.499 casos acumulados de infecções desde o mês de Março.