Covid-19: Técnicos devem chegar ao Sal no Domingo para instalar centro de diagnóstico
A equipa técnica que vai montar o laboratório de virologia do Sal deve terminar a sua formação e partir para a ilha do aeroporto Amilcar Cabral amanhã num voo especial. Segundo Artur Correia, Director Nacional da Saúde, todo o material chegou a Cabo Verde e está a ser preparado o centro de diagnóstico em parceria com um privado.
Além do Sal, as autoridades sanitárias contam estabelecer um centro no Fogo e reforçar a capacidade de análise laboratorial na cidade da Praia. Tudo isso para poderem dar uma resposta mais vasta e precisa aos casos de Covid-19, que continuam a surgir principalmente em Santiago e no Sal.
Cabo Verde já atingiu 1.382 infecções confirmadas por Covid-19 e, apesar do esforço financeiro, físico e psicológico provocado pela pandemia, o país tem conseguido manter o sistema da saúde a funcionar normalmente, como realça Correia. Até ontem, estavam 711 pessoas internadas, mais 70 do que anteontem, sendo 343 na Praia, 72 em Santa Cruz, 3 em S. Miguel, 61 em Santa Catarina, 224 no Sal, 3 em S. Vicente, 2 em Santo Antão, 2 no Maio e 1 em S. Nicolau. Este grupo comporta 23 doentes em estado grave e 1 em estado crítico, internado no Hospital Agostinho Neto. Neste momento não há pacientes na Boa Vista e Tarrafal de Santiago.
“Temos estado a gerir uma epidemia drástica e temos aguentado o nosso sistema de saúde. Ainda não aconteceu um desastre e isto é positivo. Sempre dissemos que os casos iam aumentar, nem que seja um, e vão continuar a surgir”, voltou a salientar Artur Correia, que fez ontem a actualização dos casos de Covid-19 e baixou de 83 para 81 o número de infectados anunciados. Correia fez questão de frisar que os dados anunciados são referentes a amostras acumuladas de 3-4 dias e não de infecções apuradas num único dia. Por isso pede cautela na interpretação dos números, já que, a seu ver, é errado falar-se em aumento brusco de casos de Covid-19.
As estatísticas indicam que Cabo Verde já chegou aos 1.382 contaminados, e não 1.384, uma vez que ontem o DNS rectificou os dados constantes do boletim epidemiológico antes divulgado.