Mais 64 casos positivos de covid-19 foram hoje diagnosticados em Cabo Verde, com a ilha do Sal a se posicionar como o novo epicentro do vírus com um total de 40 positivos (resultados dos dois laboratórios da Praia e do Mindelo), revela o boletim diário do Ministério da Saúde e Segurança Social. Estes novos dados referem aos testes realizados ontem nos laboratórios de virologia da Praia e de S. Vicente. Outra novidade é a confirmação dos dois primeiros casos na ilha do Maio.
De acordo com o comunicado do MSSS, foram processadas 269 amostras no laboratório de virologia da Capital, cujos resultados foram 19 positivos e 43 negativos no concelho da Praia, sendo que 14 eram de doentes em seguimento. Os exames da Ribeira Grande de Santiago revelaram 0 positivos e 1 negativo, os de Santa Catarina 0 positivos e 8 negativos e os de Santa Cruz 2 positivos e 16 negativos, sendo 14 de controlo de doentes.
De São Lourenço dos Órgãos houve 0 positivos e 1 negativo, do Tarrafal de Santiago 0 positivos e 1 negativo, de São Miguel 0 positivos e 2 negativos, de São Salvador do Mundo 1 positivo e 2 negativos. Da ilha do Sal, 26 positivos e 83 negativos, do Maio 2 positivos e 0 negativos e da Boa Vista 0 positivos e 1 negativo. Foram realizados ainda 61 exames de controlo de doentes de Santiago e do Sal cujos resultados se mantiveram positivos.
No laboratório de São Vicente foram processadas 129 amostras, cujos resultados foram 14 positivos e 71 negativos da ilha do Sal, sendo que destes 2 eram de doentes em seguimento. Os exames de S. Vicente resultaram em 0 positivos e 39 negativos. Foram realizados ainda 5 exames de controlo de doentes em seguimento cujos resultados se mantiveram positivos.
De um total de 398 amostras processadas, 64 foram novos casos positivos e 268 negativos. Houve ainda 66 amostras de doentes em seguimento que se mantiveram positivos. Significa que, neste momento, o país soma 1155 casos positivos acumulados, 572 activos, 569 recuperados e 12 óbitos.