Pub.
Mundo

Investigadores descobrem proteína capaz de travar coronavírus

Pub.

Um pequeno grupo de pacientes hospitalizados com coronavírus nos Estados Unidos melhorou após receber um medicamento capaz de inibir a reação inflamatória descontrolada em casos em que a doença está num pior estado de evolução. 

Segundo avança o jornal La Vanguardia, que cita o estudo apresentado na revista Science Immunology, a experiência feita com esse grupo de doentes revelou que a proteína BTK é fundamental para travar a reação inflamatória.

Publicidade

Para além da Covid-19, os cientistas perceberam que a proteína é igualmente capaz de ser utilizada no tratamento de outro tipo de inflamações como a pneumonia.

Até ao momento, 19 pessoas com coronavírus foram tratadas com recurso a esta proteína. Todas estavam a ser tratados através da ventilação mecânica e apresentavam altos níveis de proteínas inflamatórias como IL-6 e PCR, além do BTK (iniciais de Bruton para tirosina quinase). 

Publicidade

C/CM.PT

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo