Wesley Cabral, vencedor do prémio Robert Rainville de liderança – 2020, atribuído pela universidade de Rhode Island, pretende aproveitar a experiência adquirida nos Estados Unidos no domínio do voluntariado para montar um restaurante e um hotel em S. Nicolau, sua ilha natal. Prestes a terminar a sua formação superior, este jovem está a apontar o início da implementação do projecto para 2024, quando completar os 25 anos de idade. O seu plano é concluir os estudos, trabalhar para amealhar algum dinheiro que será investido nos dois projectos.
Nascido em Fajã, tendo emigrado aos 9 anos de idade com a mãe para os States, Wesley Cabral quer retribuir algo à sua vila. Para ele é um acto de reconhecimento e amor pelo lugar onde nasceu. “Acho que nunca devemos esquecer as nossas origens. Quero tentar retribuir e ajudar a economia da minha ilha S. Nicolau. Nós os emigrantes podemos sempre enviar remessas, mas, se investirmos em projectos capazes de dinamizar a economia e criar emprego, estaremos a fazer algo mais substancial”, entende este estudante de 21 anos, que regressou de férias à terra de Chiquinho há cerca de oito anos.
Quando chegou aos Estados Unidos em 2008, Wesley estava mentalizado que um jovem nascido num país pequeno, ainda mais de origem africana, não estava habilitado a ter sucesso num país do primeiro mundo. Essa mensagem perseguiu-o de tal modo que pouco ou nada acreditava na possibilidade de estudar numa universidade. A sua história acabou por mostrar-lhe, no entanto, que tudo isso era um mero equívoco.
Em vez de ser uma pessoa retraída, Wesley Cabral resolveu envolver-se nas actividades da sua escola, enquanto membro da Groundwork Rhode Island. Deste modo, passou a ajudar comunidades locais, a fornecer alimento a indigentes, a pintar escolas e jardins infantis… Fazia esse tipo de voluntariado até mesmo nas férias escolares.
Aos poucos foi chamando atenção, até que acabou convidado a se inscrever num programa de liderança. Dado esse passo, realizou uma série de serviços comunitários, inclusive orientando um grupo de 20 universitários, e acabou por merecer o prémio Robert Rainville Leadership Award-2020. Trata-se de uma distinção individual atribuída pela universidade de Rhode Island, consubstanciada na entrega de um diploma e um cheque de 700 dólares. Devido a pandemia da Covid-19, este ano a cerimónia oficial foi cancelada.
Desde que a doença entrou nos Estados Unidos que Wesley Cabral passou a trabalhar via internet. Todos os dias disponibiliza um tempo para contactos com estudantes que precisam de orientações. Uma forma de continuar a ser activo e útil.
Satisfeito com a distinção, Wesley, 21 anos, planeia concluir os estudos superiores, trabalhar durante algum tempo, fazer poupanças e investir em S. Nicolau. O seu projecto é ambicioso: quer montar um restaurante e construir um hotel. Em paralelo pretende adquirir materiais escolares na América a um preço baixo e enviar para S. Nicolau.
Muito bom
Jovem do tipo q o país meste
Ja bo sabe bo pode conta de mim li pa tude q bo pode bem presiza …