Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

Identificados trinta contactos do novo paciente com Covid-19 na Praia: Lista pode crescer

As autoridades sanitárias já identificaram até agora 30 pessoas que entraram em contacto directo com o caso positivo de coronavírus mais recente na cidade da Praia. A lista pode aumentar nas últimas horas, pelo que, segundo Artur Correia, estão a acelerar o passo para fechar o cerco ao vírus. Todos aqueles que terão convivido com esse que é até agora o quarto paciente com Covid-19 na Capital serão alvo de testes e de medidas de isolamento, até porque o doente reside num bairro populoso da Capital, pelo que há sempre o receio de ter infectado um número considerável de pessoas. Por esta altura, algumas amostras dos contactos mais próximos já foram recolhidas e outras vão seguir.

Neste momento estão 28 pessoas de quarentena na cidade da Praia, mas, segundo o Director Nacional da Saúde, são na sua maioria doentes evacuados de S. Vicente, Sal e Boa Vista com outras enfermidades e grávidas. Por uma questão de prudência, as autoridades resolveram mantr o grupo em regime de quarentena. Ainda em Santiago, os testes a outros 3 suspeitos em Santa Catarina deram resultados negativos, mas, devido aos sintomas apresentados por uma paciente, o teste à Covid-19 será repetido através de um processo de recolha mais sofisticado. Isto apesar de já ter sido sujeita a outras duas análises que deram resultados negativos. Entretanto estão 23 pessoas encontram-se em isolamento domiciliar nessa localidade do interior de Santiago.

Publicidade

Em S. Vicente, o número de pessoas sob controlo domiciliar baixou para 51, tendo em conta a passagem do período normal e os resultados negativos de alguns testes. Do mesmo modo foi reduzida quantidade de pessoas suspeitas em São Nicolau para apenas três indivíduos. Na ilha do Sal continuam 20 pessoas em isolamento domiciliar. Na Boa Vista, todas as 144 pessoas do hotel Riu Karamboa cujos exames laboratoriais foram negativos continuam em isolamento domiciliar, estando as autoridades no processo de identificação de todos os contactos. 

Por enquanto, conforme o DNS, as autoridades sanitárias entendem que não há motivo para se aconselhar o uso generalizado de máscaras em Cabo Verde.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. O Diretor Nacional da Saúde esteve ontem na Boavista com o Ministro da Saúde, o PM, etc
    Não deveriam estar de quarentena???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo