A plataforma social Djunta Mon lançou uma campanha intitulada “Cabo Verde & Friends” para angariar 4 mil euros através do sistema bancário crowdfunding e, em 12 horas, a iniciativa já conseguiu alcançar metade do valor. A intenção é apoiar 150 famílias em Santo Antão e São Vicente com materiais de higiene e cestas básicas. Esse peditório, que tem a duração de dez dias, deverá ser repetido.
A iniciativa partiu dessa associação solidária, juntamente com “amigos” nacionais e internacionais, como a agência de turismo na Suíça O Ritmo, Dada’s Animation, o grupo musical Rabasa e em parceria com a Fundação Cabo Verde na Suíça. A prioridade deste grupo é alcançar as pessoas que trabalham na limpeza municipal e no ramo informal, os idoso, além das pessoas com doenças crónicas cujas suas condições não lhes permitem trabalhar, principalmente neste período.
Nestes últimos dias, o Djunta Mon tem feito campanha de sensibilização em parceria com a Delegacia da Saúde e entregou seiscentos sabonetes, dentro do programa “Lava bo Mon”, doados por um cidadão suíço.
As ações desta plataforma não ficam por aqui. “Iniciamos a recolha de dinheiro através do sistema crowdfunding ontem ao final da tarde e à noite já tínhamos atingido um quarto do valor. A nossa meta é de dez dias e pretendemos dar seguimento a este tipo de campanha para conseguirmos chegar cada vez a mais família“, explica Alveno Soares, responsável pelo Djunta Mon. Este pede às pessoas para apoiarem a campanha nem que seja partilhando a iniciativa nas redes sociais ou, se preferirem, com doações pessoalmente. O “banco de doações” servirá de ponte para fazer as ajudas chegarem a quem mais precisar.
Um dos objetivos da associação é perceber o “pós-período de emergência”, o evoluir da situação da saúde e económica do país, bem como arranjar soluções para a produção de produtos de limpeza e higiene, “com qualidade”, dentro do país.
Sidneia Newton (Estagiária)