O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, lançou um apelo urgente a voluntários médicos perante um “aterrador” número de mortes provocadas pelo novo coronavírus: “Por favor, venham para Nova Iorque ajudar-nos. Agora”. Este apelo foi atendido por cerca de 80 mil médicos e enfermeiros reformados ou com disponibilidade.
O pedido de Cuomo foi feito quando o número de pessoas mortas no Estado norte-americano ultrapassa mil e duzentos. A maioria destas mortes está a ocorrer na capital estadual e as autoridades avisam que o ponto de ruptura para a crise está a levar os hospitais de Nova Iorque a antecipar o que vai ocorrer em breve nas outras cidades do país.
O governador especificou que a metrópole precisa de mais um milhão de trabalhadores adicionais do setor da saúde. “Já perdemos mais de mil nova-iorquinos. Para mim, estamos para além do choque”, disse.
Ao mesmo tempo que o apelo do governador foi divulgado, um navio-hospital da Marinha norte-americana, que também fora enviado para a cidade depois dos ataques de 11 de setembro, foi disponibilizado com mil camas para aliviar a pressão nos hospitais.
Cerca de 80 mil antigos profissionais militares de saúde se voluntariaram.
Fonte: Agencias Internacionais