Pub.
Pub.
Atualidade

Covid-19: Mais um caso positivo na B.Vista e dois inconclusivos na Praia

Dos 13 casos suspeitos de coronavírus que estavam sob investigação na cidade da Praia, 11 deram negativo e duas amostras estão com resultado inconclusivo. Já as três amostras enviadas da ilha da Boa Vista, uma deu resultado positivo e duas negativas. As informações foram avançadas no inicio da noite deste sábado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosario, na  conferência de imprensa para actualizar os dados sobre o Covid-19.

“Foram analisadas um total de 16 amostras. Desses, 13 eram da cidade da Praia e 11 deram negativo e duas foram inconclusivas. Significa que vamos ter de repetir os exames. Ainda hoje ou possivelmente amanhã teremos os resultados. Da Boa Vista, das três amostras enviadas, duas deram negativo e uma positivo”, informou o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário. 

Publicidade

Em termos concretos, disse o governante, Cabo Verde tem até o momento seis casos confirmados – quatro na ilha da Boa Vista e dois em Santiago – e um óbito. Há ainda dois casos inconclusivos, que precisam ser repetidos os testes. Os resultados definitivos deverão ser conhecidos amanhã. 

Arlindo do Rosário aproveitou para informar que o Serviço Nacional de Protecção Civil e os Serviços de Saúde  reforçaram a sua capacidade de investigação, as suas competências de diagnóstico e de equipamentos. “Temos neste momento disponibilidade de testes e de equipamentos de protecção individual. Temos cerca de 48 mil máscaras cirúrgicas, 52 mil máscaras descartáveis, fatos de protecção, de entre outros equipamentos.”

Publicidade

E brevemente mais equipamentos encomendados à Emprofac deverão chegar ao país, acrescentou o MS. Este aplaudiu ainda o comportamento e a atitude das pessoas que, afirma, têm acatado as indicações dadas. “Estou convencido que, se continuarmos com o trabalho que está sendo feito, com o envolvimento de todos, inclusive da comunicação social, vamos conseguir dar combate ao Covid-19. Ainda é cedo, tendo em conta a evolução da epidemia. Mas é este o caminho”, assegurou. 

Por seu turno, o Director Nacional da Saúde negou as informações segundo as quais o cidadão nacional que testou positivo chegou ao país com sintomas. Também descartou qualquer negligência dos serviços de saúde no caso. Questionado se, agora que Cabo Verde tem maior capacidade de resposta se  os testes vão ser alargados, Artur Correia voltou a repetir que estão neste momento focados em correr atrás do vírus. Ou seja, vão testar apenas os contactos dos casos positivos à medida que forem aparecendo. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Queria saber quem controla as saidas e entradas dos pesqueiros? Acho que muitas pessoas por egoísmo podem vir aqui no mindelo ou noutras ilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo