Covid-19: Testes aos oitos casos suspeitos com resultados negativos
Os resultados dos testes feitos aos oito casos suspeitos anunciados ontem deram todos negativos, segundo o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, no balanço diário feito no final da tarde de hoje na cidade da Praia. O estado de saúde do indivíduo do sexo masculino, o primeiro a testar positivo na Capital, inspira alguns cuidados, mas a esposa “está bem”, realçou.
Sendo assim, até o momento cinco pessoas testaram positivos para coronavírus no país, dos quais o cidadão inglês que morreu na ilha da Boa Vista. Destes, outros dois, a holandesa e o outro inglês, já regressaram aos seus países de origem, pelo que neste momento não há nenhum caso positivo na ilha das duas. “Neste momento temos apenas nove contactos com o caso de contaminação local, cujos exames estão em curso”, frisou.
Os contatos, de acordo com Artur Correia, são as pessoas da família deste casal, designadamente os filhos, e também alguns colegas de trabalho da mulher. “Temos ainda três casos suspeitos que chegaram esta sexta-feira da ilha da Boa Vista ao Serviço Nacional de Vigilância Sanitária.”
Sobre os indivíduos que sairam da Boa Vista e que deviam ser apresentados esta sexta-feira ao Tribunal da Comarca da Praia, o DNS garantiu não ter qualquer informação. Este aproveitou, no entanto, para apelar as pessoas a respeitar na integra as determinações das autoridades nacionais.
“Todos já conhecem as medidas adoptadas e muitas delas são duras, mas temos de as cumprir para podermos fazer este combate com firmeza e sucesso. Se não houver o engajamento de todos esta caminhada será mais difícil,” lembrou Correia, que aproveitou para desmentir informações de falta de equipamento de protecção no Hospital Agostinho Neto, na Praia.