Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

Cabo Verde entra para a lista dos países com Covid-19: Teste positivo em cidadão inglês entrado na Boa Vista

Cabo Verde entrou oficialmente para a lista mundial dos países afectados pelo coronavírus. Ontem à noite, o ministro da Saúde comunicou a detecção do primeiro caso positivo do Covid-19, após os resultados efectuados a um cidadão inglês que deu entrada na ilha da Boa Vista no dia 9 de Março. Conforme Arlindo do Rosário, a pessoa em causa iniciou um quadro de dificuldades respiratórias, com tosse e febre, foi submetida a teste que deu positivo. “O paciente encontra-se, à hora deste comunicado, clinicamente estável e a receber todos os cuidados necessários para evitar novos contágios e promover a sua total recuperação“, assegura o ministro da Saúde, acrescentando que os testes feitos a dois suspeitos na ilha de Santiago, dois no Sal e um em Santo Antão deram resultados negativos.

O Governo lembra que se comprometeu a manter a população informada do quadro do coronavírus em Cabo Verde e assegurou que já activou todas as medidas de gestão deste novo quadro. O objectivo é conter a propagação do vírus pelas ilhas pelo que conta com a colaboração de cada indivíduo.

Publicidade

Este caso surge numa altura em que o Governo decidiu reforçar as medidas de contingência a nível nacional, tendo encerrado os voos oriundos de 26 países, incluindo Europa e Brasil, e decretado o encerramento dos bares, restaurantes às 21 horas, a proibição de visitas a lares, centros de idosos e estabelecimentos de saúde. O Executivo decidiu ainda antecipar para 23 de Março o início das férias escolares da Páscoa. Dado o novo quadro é muito provável que outras medidas venham a ser anunciadas brevemente.

Até ontem tinham morrido a nível mundial 9.115 doentes por complicações provocadas pelo novo coronavírus, conforme um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. O estudo revela ainda que mais 220 mil pessoas já foram infectadas neste momento.

Publicidade

O balanço aponta que a maior parte dos óbitos (34%) está concentrada em Hubei, província chinesa onde o surto começou, com 3.130 pessoas falecidas. A Itália aparece em segundo lugar como 2.978 mortes. Este país europeu já tem mais de 35 mil infecções confirmadas, enquanto na província chinesa de Hubei não foi detectado mais nenhum caso novo nas últimas 24 horas. Na Europa, considerada na semana passada como o novo epicentro do Covid-19, os casos já superaram a China, com mais de 85 mil doentes em todos os países do continente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo