“Kriola” (ainda) sem data para iniciar operações
O navio Kriola da Cabo Verde Interilhas, que sofreu uma avaria técnica grave em Outubro do ano passado, ainda não tem data para iniciar as operações, revelou fonte da empresa contrariando as informações que davam como certo a retoma das viagens regulares este sábado, 14. A fixação de uma data para o início operações, assegura a nossa fonte, vai depender dos trâmites exigidos, mas espera-se que seja ainda no decurso da próxima semana.
Ao que o Mindelinsite conseguiu apurar, a avaria foi reparada nos estaleiros da Cabnave, mas a embarcação ainda sequer fez a prova de água. Falta, igualmente a inspecção, que será feita pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP). “O navio já foi reparado e foi para água na quinta-feira, mas ainda não fez os testes e nem foi inspeccionado”, refere a nossa fonte, lembrando que o ferry boat perdeu uma hélice e que a peça teve de ser mandado confeccionar no exterior. A avaria exigiu ainda uma averiguação de todo o sistema, o que alongou ainda mais o tempo de reparação.
Entretanto a meio da semana passada a concessionária das rotas marítimas nacionais foi surpreendida com uma avaria em um dos outros navios da sua frota, no caso do San Gwann. De acordo com a assessoria de imprensa da CV Interilhas, que cita o comandante Carlos Dias, foi uma bomba de agua salgada de um dos motores que apresentou problemas. O reparo foi feito e a embarcação retomou as operações logo de seguida.
“A manutenção desta embarcação é da responsabilidade do armador do San Gwann, mas apoiamos a fim de que fosse rapidamente reparada”, referiu.