O actor angolano e apresentador do programa “Bem-Vindos” da RTPÁfrica, Silvio Nascimento, quer promover a ilha de S. Vicente e Cabo Verde lá fora. Nascimento, que esteve em S. Vicente a convite da Escola de Samba Tropical para ser figura de destaque do desfile do dia 24 de Fevereiro, aproveitou a sua estada nesta ilha para encetar as bases para um acordo de parceria para uma futurA co-produção com os Estúdios do Mindelo da TCV. Estabeleceu ainda um Convénio entre a Plataforma Digital de Streaming “Tellas” e a Associação de Cinema e dos Audiovisuais, para exibir filmes, curtas-metragens, reportagens e documentários sobre o arquipélago.
Completamente apaixonado por esta ilha, após a sua passagem por São Vicente, Sílvio Nascimento diz que neste momento aguarda apenas por uma resposta da TCV Mindelo para poder vir gravar uma série de episódios, que serão exibidos no seu programa “Bem-Vindos” da RTP África. “Fizemos uma solicitação, mas a TCV Mindelo ainda não nos respondeu. Estamos à espera da resposta para ir gravar. Quando ao Convénio com a Associação de Cinema e dos Audiovisuais de Cabo Verde, estou completamente aberto para colocar os vossos filmes na plataforma Tellas. Só precisamos de os receber”, confirma.
Esta abertura por parte do actor angolano e apresentador de televisão visa tão-somente promover S.Vicente e Cabo Verde durante uma semana do “Bem-Vindos”, totalmente produzido a partir destas ilhas. Mas, para isso, Sílvio explica que precisa dos meios técnicos da TCV Mindelo. “Temos o apresentador e a coordenadora do programa, mas o realizador e os técnicos seriam de Cabo Verde. Faríamos o programa num espaço que promovesse a ilha, com convidados do país, ou seja, quero fazer uma promoção de Cabo Verde em grande”, realça, destacando a vontade e interesse manifestados pela Delegação da TCV. “Preciso é saber se e quando vai acontecer”.
Do lado deste actor e apresentador Angolano, a disponibilidade é total. Sílvio se diz cativado pela “morabeza” da ilha de S. Vicente. “Fiquei fascinado pela ilha. Estou neste momento no programa a ouvir músicas que exaltam S.Vicente, como é caso da “Súplica”, de Djoya. Tenho uma vontade imensa de regressar. Foi a primeira das muitas visitas que pretendo efectuar a esta ilha, o que, se calhar, vai fazer com que eu vá e fique”, declarou Sílvio Nascimento, nesta entrevista feita por telefone a partir dos Estúdios da RTPÁfrica em Portugal. “Aliás, pretendo regressar muito antes do próximo Carnaval. Quem sabe para o Festival de Música da Baía das Gatas. Queremos promover Cabo Verde o quanto antes. Amanhã, ou quem sabe ainda hoje”.
Questionado sobre o que o atraiu nesta ilha, Sílvio Nascimento sequer hesita: “Fui cativado pelas pessoas, pela forma como recebem e pela “sabura” que a ilha é. S.Vicente é sem dúvidas ‘sabe’! Na semana que estive lá, conheci muitos lugares, mas também outras ilhas, designadamente Santo Antão e Sal. Estive em vários lugares históricos e culturais, conheci a gastronomia e principalmente as gentes. Adorei tudo! Hoje Cabo Verde está no meu coração. E para o ano já tenho dois convites, um do Samba Tropical, minha escola-mãe, e de outro grupo carnavalesco. Então tenho todos os motivos para regressar. Faça chuva ou faça sol, estarei em S.Vicente!”
Sílvio Nascimento deixa claro também que pretende passar a palavra e já no próximo ano trazer mais angolanos, africanos e estrangeiros em geral. “Quero trazer pessoas dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), porque Cabo Verde merece. São Vicente é uma ilha linda de morrer!”, pontua o presidente do Conselho de Administração da Tellas, uma plataforma digital de vídeos em Streaming que quer revolucionar a forma como os PALOP’s e outros países africanos exibem os seus produtos audiovisuais pelo mundo, sem precisarem sair dos respectivos países. O acesso a esta plataforma funciona através de uma subscrição, e nela pode-se encontrar uma grande variedade de conteúdos, como filmes, séries, podcasts, curtas-metragens, documentários e stand-up-comedy, alguns produzidos exclusivamente para a “Tellas”.
Quanto a Sílvio Nascimento, para além de apresentador de Televisão, venceu o Globo de Ouro “Angola 2018” na categoria Melhor Actor. Também actuou em várias Novelas do canal português SIC, com destaque para “Amor Maior”, tendo sido um dos personagens mais marcantes no papel do psicopata ‘Augusto’. Participou ainda em “Vidas Opostas” e “Paixão”. Recebeu três nomeações aos EMMY’s nos Estados Unidos da América, participou no Nacional Cultura e Art e também no FESTLIP, no Brasil.
Constança de Pina
Se Sílvio Nascimento quer e a TCV Mindelo quer, o que é que estará a emprerrar a implementação do acordo de parceria para a co-produção com os estúdios do Mindelo da TCV?
A tcv Mindelo precisa de autorização para informar publicamente o quê (ou quem; ou onde) está a dificultar este acordo de parceria para divulgar Mindelo?