O primeiro caso de coronavírus Covid-19 foi confirmado esta sexta-feira, 28, na África subsaariana, mais precisamente na Nigéria, depois de terem sido identificados outros dois casos nos últimos dias no norte do continente, no Egito e na Argélia. A confirmação foi dada pelo ministro da Saúde Osagie Ehanire.
Trata-se de um “cidadão italiano que trabalha na Nigéria e viajou de Milão a Lagos no dia 25 de fevereiro”, segundo o ministro. O paciente está clinicamente estável e sem sintomas sérios no Hospital de Doenças Contagiosas em Yaba, Lagos.
Até então, havia apenas dois casos de infecção pelo novo coronavírus em todo continente africano: um no Egito e outro na Argélia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu, no início da semana, que os sistemas de saúde africanos estão mal equipados para responder ao avanço da Covid-19 no continente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou todos os países que ainda não detetaram casos a prepararem-se para a chegada do novo coronavírus, alertando que seria um “erro fatal” acreditar que podem estar a salvo.
O caso registado na Nigéria é de um italiano que voltou de Milão e foi hospitalizado em Lagos, após ser testado positivo para o coronavírus, tornando-se o primeiro paciente na África subsaariana, disse o Ministério da Saúde daquele país africano.
Globo.com