Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

Chineses em Cabo Verde tranquilos sobre coronavírus: “Não há risco para nossos familiares e nem para o comércio”

O representante da comunidade de empresários  chineses em Cabo Verde mostra-se tranquilo em relação ao Coronavírus, uma vez que, diz, a maioria dos familiares reside em zonas mais afastadas dos focos da epidemia na China. Ao mesmo tempo mostra-se confiante de que o surto não irá atrapalhar o comércio das suas lojas em Cabo Verde, apoiando-se no timming – as férias que se iniciaram recentemente – que lhe dá mais garantia do isolamento do vírus. Lin Jie confia ainda que o governo daquele país asiático fará de tudo para rapidamente conter o surto.

A situação se mostra favorável, devido ao ano novo que iniciou a 24 de Janeiro, por ser um período em que a maior parte das fábricas entram de férias, pelo que não há risco da propagação do vírus”, acredita Lin Jie, o presidente da associação dos Empresários Chineses em Cabo Verde .

Publicidade

O tamanho geográfico da China é para Jie uma mais valia, tendo em conta que, a seu ver, trava a chegada da epidemia a algumas localidades, nomeadamente aquelas em que se residem seus familiares. “A China é grande e isso nos deixa mais tranquilos em termos da propagação. Por outro lado mantemos sempre contacto via internet e percebemos que os meus familiares estão bem de saúde e serenos”, garante.

A preocupação deste comerciante chinês diminuiu ainda mais com o estabelecimento em definitivo da família em Cabo Verde, há dois meses. Mesmo assim, este procura tranquilizar também os outros comerciantes ao defender que a situação está controlada e que a medicação necessária já disponível e ajudará com que os infetados se recuperem.

Publicidade

O comerciante Paulo Pan, que acredita que Cabo Verde está salvaguardado do vírus, também aposta que a China irá controlar rapidamente o vírus. De tao confiante que está, Pan prevê uma data em que o que o vírus poderá ser erradicado: “dentro de dois meses”.

Pede por sua vez aos cabo-verdianos tranquilidade, uma vez que, garante, “não ha risco deste vírus chegar nem pelas mercadorias e nem pelos comerciantes”.

Publicidade

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Mindelinsite… continuemos a bcrincar Com coisinhas sérias . Mas também com um nome que leva Mindelo terra onde tudo é carnaval o que esperar de um jornal ? Vejamos …. para homenagens a familiar dos donos de fragata que agora é chamado d patriota este jornal envia sua jornalista mais experiente. Para cobrir todos os desfiles de Mandinga vai nada mais nada menos que Kimze. E para falar de uma das maiores ameaças de saúde pública dos últimos tempo … o jornal manda uma estagiária entrevistar chineses. Sim um chinês que vende numa Loja de Chinês em S.Vicente é mesmo a pessoa indica para este journalin tratar o assuntos de Pandemia mundial. Enfim e nos a trabalhar para jornais como esse receber subsidios para publicarem ansnejras.

  2. Oh China, eu recomendaria aos chineses em CV a deixarem os nossos sampés, baratas e gongons em paz … nunca se sabe onde se pode esconder uma variante crioula do temível Coronavírus … de resto deixa os jornalistas em paz, cara de…!

  3. Nossa Solidariedade para o povo da China , um pais tan grande com muitos desafios que estão-se resolvendo ,os amigos são nas boas e ma’ ,pois e’ de bem nascido ser agradecido . Nossas condolências pelos falecidos . Fazemos votos para que rápido torne a normalidade .

  4. One person has died outside of mainland China — a 44-year-old Chinese man in the Philippines.

    Here’s the full list of places outside mainland China with confirmed cases:

    ▪ Hong Kong — 13 casos
    ▪ Macau — 7 casos
    ▪ Thailand — 19 casos
    ▪ Australia — 12 casos
    ▪ Malaysia — 8 caso
    ▪ Singapore — 13 casos
    ▪ France — 6 casos
    ▪ Japan — 20 casos
    ▪ South Korea — 15 casos
    ▪ Taiwan — 10 casos
    ▪ United States — 8 casos
    ▪ Vietnam — 7 casos
    ▪ Germany — 8 casos
    ▪ Sri Lanka — 1 caso
    ▪ Cambodia — 1 caso
    ▪ Nepal — 1 caso
    ▪ Canada — 4 casos
    ▪ UAE — 4 casos
    ▪ Finland — 1 caso
    ▪ Philippines — 2 casos, including 1 death
    ▪ India — 1 caso
    ▪ Italy — 2 casos
    ▪ UK — 2 casos
    ▪ Russia — 2 casos
    ▪ Sweden — 1 caso
    ▪ Spain — 1 caso

    CNN World Coronavirus Live Updates
    https://edition.cnn.com/asia/live-news/coronavirus-outbreak-02-02-20-intl-hnk/index.html

  5. Tenho uma pergunta para a estagiária Sidneia Newton (Estagiária)…

    Você no seu estado de estagiária não tem um simples mentor?

    Porque publicar os dizeres os depoimentos de um empresário é altamente contra todas as normas durante uma Epidemia Mundial.

    Ainda bem que não disse nada que possa criar confusão e só esteve promovendo os seus bichos podres, tal como os nossos governantes… Em resume, nunca interpele um civil acerca do estado da saúde da nação porque existe orgãos para isso, e se estão dormindo… você como jornalista faz barulho até eles acordarem.

    Aproveito para apontar que Cabo Verde necessita urgentemente de pelo menos dois jornalistas investigadores para procurar pela verdade quando as autoridades falham, o que acontece com demasiada sequencia.

    Bom, agora voltemos ao Coronavirus:

    Sobre infeções no Brasil é um HOAX, uma mentira ou o Bolosonaro está escondendo o facto e não declarou no WHO-OMS, com um governo nazi se pode esperar de tudo.

    Sim, por enquanto a Africa, Central e Sul de America não está contaminado e podem controlar isso no CNN Live Update desta manhã uma lista de Países com um ou mais infectados que eu colei no final do texto e o Link da pagina.

    Sabia? Os chineses em vez de utilizar os drones para assassinar os seus adversáriosutliza para informar a população e estão usando eles no terreno nesta epidemia e demonstra ser muito efectivo numa cidade com 11 milhões de habitantes. Até os americanos ficaram muito impressionados.

    Desculpem, esqueci… aqui está a primeira parte do meu texto, mas você pode ir tb ao site e conferir.
    Não se esqueça de guardar o link do website.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo