Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Busto de Manuel d’Novas ganha forma e estará finalizado em finais de Fevereiro

O busto de Manuel de Novas, que está a ser preparado por Ró d’Interart, pode estar finalizado em finais de Fevereiro. A estrutura básica da obra está em fase avançada, mas falta finalizar o rosto e a fusão em bronze.

Por estar dedicado a esta escultura emblemática para S. Vicente e Cabo Verde, este ano o artista plástico Ró deixou as atividades de estaleiro de Carnaval, que participa há vários anos, devido as exigências do trabalho. “Às vezes nem consigo dormir por causa desta responsabilidade que assumi. Tenho que entregar o trabalho o mais parecido possível com a imagem do homenageado”, confessa. Ró d’ Interart, como é conhecido na cidade do Mindelo, garante que o busto está numa fase já bastante avançada, mas falta a parte mais difícil do processo – a fusão em bronze.

Publicidade

O trabalho, que exige em torno de três meses de trabalho intensivo, tem sido acompanhado pelo Ministério da Cultura e, antes de finalizado, Neu Lopes, um dos filhos do célebre compositor de Morna e Coladeira, irá ao ateliê para dar o seu parecer.

Além de Manuel d’ Novas, Ró deverá construir um outro busto do cantor Bana. Este artista tem em mãos ainda outros projetos, como a estátua de um pescador, que será transportado para Baía das Gatas, e uma imagem da famosa cantora cantora boavistense Maria Bárbara, todos encomendados por privados.

Publicidade

A continuidade da arte da escultura é um assunto que preocupa o artista plástico, uma vez que, na sua visão, falta uma aposta nesta nova geração. “Fala-se muito em formações, mas faltam ações concretas”, sublinha Ró, que teme o desaparecimento dos poucos escultores que existem e que esta prática venha a extinguir-se. Ao mesmo tempo pede aos atuais formandos e profissionais que “metam a mão na massa” por conta própria, seja nos estaleiros do carnaval ou noutras áreas, de modo a adquirirem mais competências práticas, em vez de apenas teoria.

Sidneia Newton (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo