Pub.
Social

Meditação entra na Escola Portuguesa: Alunos já conseguem controlar emoções e concentrar nas lições

Pub.

Cerca de 220 alunos da Escola Portuguesa do Mindelo estão a aprender a Mindfulness, uma técnica de meditação que lhes permite tranquilizar a mente e a resgatar as emoções através da concentração plena e respiração controlada. As aulas, que envolvem crianças dos 3 aos 9 anos, começaram em Setembro e os resultados são até o momento estimulantes, segundo o professor Diogo Jordão. As crianças, assegura, estão a apreender os conteúdos com facilidade, a tal ponto que algumas já estão inclusive a ajudar colegas.

“Os resultados atingidos nestes três meses são positivos. As crianças continuam a respeitar o momento da meditação com uma postura mais tranquila e atenta. Percebemos que já conseguem controlar as suas emoções”, realça Diogo Jordão. Este explica que as aulas acontecem de propósito após o intervalo, quando os alunos regressam às salas cansadas, suadas e até com algum conflito. Submetidas à sessão conseguem alcançar um nível de relaxamento e controlo das emoções. Consequentemente ficam também mais aptas a seguir as lições.

Publicidade

“Os estudos científicos a nível mundial provam que a concentração da criança e a motivação para aprendizagem aumenta com a prática diária da meditação. Aqui em S. Vicente verificamos que isso se aplica, as crianças já entendem o sentido da meditação e muitas vezes são as mais avançadas que fazem meditação com os colegas”, comenta o nosso entrevistado, que deu uma aula aberta na praia da Lajinha, enquadrada na CV Ocean Week.

Publicidade
Aula de meditação na praia da Lajinha

As aulas de meditação começaram em Setembro e decorrem até Julho de 2020. Conforme os resultados será decidido se continua no próximo ano lectivo e se serão estendidas para outros estabelecimentos de ensino.

KzB

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo