Pub.
Pub.
Atualidade

Maria Santos contraria críticas de Janira Almada com dados estatísticos: “A estratégia de JHA é dirimir a forte contestação interna à sua liderança”

A Comissão Política do MpD em S. Vicente contrariou ontem as críticas lançadas pela líder do PAICV na cidade do Mindelo com dados que, segundo Maria Santos, demonstram uma redução da taxa de desemprego e ainda o aumento da actividade empresarial, do turismo, dos movimentos portuário e aeroportuário e das exportações dos produtos de pesca, entre 2015 e 2018. Conforme as estatísticas apresentadas à comunicação social esta tarde pelo MpD, o desemprego caiu em S. Vicente de 14,5% para 10,2 por cento; a actividade económica registou um aumento de empresas activas em 9,6%, enquanto o volume de negócios subiu 22%, entre 2015 e 2017.

Em três anos (2015-18), prossegue o partido no poder, o número de hóspedes na cidade do Mindelo cresceu 26 por cento, a capacidade de alojamento atingiu os 5,7% e o emprego ligado a esse sector aumentou 16 por cento. No tocante à actividade portuária, o movimento de mercadorias saltou 25,6% e o de navios 18 por cento, nesse mesmo período de tempo. O aeroporto Cesária Évora, acrescenta o Movimento para a Democracia, registou um crescimento de 20 por cento da circulação de passageiros, enquanto as exportações dos produtos de pesca tiveram um aumento de dois por cento, mas com tendência crescente em 2019.

Publicidade

“Desmentem ainda as afirmações de Janira Hopffer Almada a boa dinâmica e a confiança que se sente nos jovens, hoje com mais oportunidades de formação profissional, reconversão profissional, estágios e empreendedorismo. E, ao contrário dos 26 jovens colocados em estágio profissional, segundo JHA, foram efectivamente colocados em estágio profissional em S. Vicente 400 jovens, enquanto outros beneficiaram de formação profissional em diversas áreas”, acrescenta Maria Santos Trigueiros.

Desta forma, a Comissão do MpD em S. Vicente visou contrariar o quadro negro traçado ontem pela líder do PAICV, que afirmou, entre outras coisas, que S. Vicente é a ilha com maior taxa de desemprego em Cabo Verde (16,2%), sendo que na camada jovem chega aos 43 por cento. Além disso, Janira Almada afirmou que, em vez de criar trabalho na ilha do Monte Cara, o Governo destruiu 2.730 empregos.

Publicidade

Questionada sobre a disparidade dos dados relativos ao desemprego jovem apresentados pelos dois partidos (46 contra 10%), Maria Santos assegura que as suas informações são fidedignas porque fornecidas e interpretadas pelo INE e que desconhece a fonte do PAICV. E mais: Santos diz acreditar que o Governo vai conseguir cumprir a promessa de criar 45 mil empregos no seu mandato, apesar do pouco tempo de governação que falta.

“Temos de acreditar, ter o pensamento positivo e fé porque a esperança é a última a morrer. Mesmo que consigamos chegar perto dos 45.000 postos de trabalho já seria uma grande conquista. Uma vitória mesmo!”, exclamou essa responsável pelo MpD em S. Vicente. Ela que considera curioso a presidente do PAICV reconhecer que o país tem estado a crescer a uma média de 5% ao ano, mas afirmar, por outro lado, que essa taxa é ainda insuficiente para as pretensões do país. “Sendo assim, perguntamos: se com 5% o Governo do MpD não consegue chegar às pessoas, como é que chegava às pessoas no tempo do PAICV quando o crescimento era de apenas 1 por cento?”

Publicidade

O problema de JHA, segundo Maria Santos, é que nega ver as obras feitas e em curso em S. Vicente porque, diz, nunca ligou pela ilha enquanto ministra da Família por oito anos e, agora, quando vem, evita visitar a periferia. Se assim fosse, acrescenta essa fonte, veria a requalificação dos bairros, a asfaltagem da estrada Cidade-Baía das Gatas, a reabilitação do CNAD, os investimentos no Hospital Baptista de Sousa e no Centro de Terapia Ocupacional, no Data Center…; por outro lado, JHA, segundo Maria Santos, poderia ter a coragem de reconhecer os investimentos “firmes e garantidos” como o Terminal de Cruzeiros, o Campus do Mar e o programa Cidade Segura.

Segundo Maria Santos, os dados não mentem, mostram que S. Vicente está a recuperar a dinâmica económica através do sector privado, há mais confiança dos investidores e consumidores, logo há razões para confiança. Assegura, por outro lado, que a estratégia da líder do PAICV é colocar em causa os ganhos do Governo com o mero intuito de estancar ou dirimir a forte contestação interna à sua liderança.

KzB

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Nem de um lado,nem do outro.
    Tudo uma decepção.
    Politiquice.
    Assim não gente.
    Essa forma de fazer demagogia,vai dar maus resultados.
    Esperem para ver.

  2. Mas como é que esta senhora, a tal Maria, está a apresentar dados estatisticos de 2015 até 2019 se o governo entrou em funções em Abril de 2016 ? Outra coisa a Universidade onde esta senhora é Vice Reitora (Universidade Paiget em Mindelo) deve milhares de contos a docentes, paga sempre com 2 a 3 meses de atrasos os funcionários. Neste momento conseguem abrir cursos. No presnete ano lectivo abrir somente um unico curso com pouco mais de 10 alunos. O que isso te ma ver ? Tudo. Se esta senhora em vez de andar a inventar dados estatitiscos concentrasse no seu trabalho talvez a universidade piaget em Mindelo estaria melhor. Esta univerisdade não tem alunos e está a caminhar para o desparecerimento porque principalmente as pessoas não acreditem numa univerisdade que tem essa senhora como responśavel.

  3. coitada dessa senhora nem sabe utilizar dados.pra ja nao tem estofo nem capacidade para contrariar JHA que eh mas inteligente, mais integra e uma leader com letra grande. Maria santos vai gozar da sua reforma e deixa sao vicente em paz

  4. RIDÍCULO O PAPEL QUE ESSA senhora FAZ!! UMA AUTENTICA IGNORANTE NESTA MATÉRIA POLITICA VEM APRESENTAR DADOS 2015, QUANDO SEU PARTIDO TOMOU POSSE EM 2016?? COMO QUE ESSE TIPO DE GENTE NÃO TEM VERGONHA NA CARA E VAI GOZAR DA SUA REFORMA EM VEZ DE FICAR FAZENDO FIGURINHAS TRISTES. GENTE DE SÃO VICENTE DEVE EXIGIR A RETIRADA DE ATIVIDADES PÚBLICAS DESSA GENTALHA QUE NÃO PRESTA. O PAICV AFUNDOU SV MPD ENTERRA COM APOIOS DE GENTE DESTE TIPO. NOJO!!!

  5. A política de facto é uma actividade de alto risco. Quem viu a JHA a debitar insultos a governação do Ulisses sem o cuidado de ver para o retrovisor, não esperava receber em troca, não do Ulisses, como era de se esperar, mas de Maria Trigueiros, uma resposta tão forte e certeira que a deixou seguramente desnorteada.

  6. Oh seu ignorante de baixo nível. Que pelo menos tivesse a coragem de mostrar a cara e de fazer essas acusações de cara descoberta para podermos ir até as últimas consequências. A única gestão financeira que eu faço é do meu ordenado que me é pago no final do mês. Não pago a mim mesma. Isso prova uma vez mais o vosso baixo nível de fazer e de estar na política. Insultam, tentam enlamear, describilizar, desinformar, mas sempre de cara tapada. Quanto a outros aspetos, há de convir que eu não vou perder o meu tempo discutido-os com um fantasma. Se for vivo, apareça!
    Maria Trigueiros

  7. Esta é boa. JHA é inteligente, mais integra é uma líder com letra grande. O pior Mindelo dentro do PAICV uma boa percentagem não pensa assim. Ela citou estatísticas de 2015 a 2018 para concluir que são 3 anos, que seriam 2016/2017/2018. Na fúria de criticar, a Maria Trigo e João Pedro Monteiro esqueceram se de ler todo o texto.

  8. A Janira Hoffer Almada está dsorientada. A Coelhinha nao sabe o que diz. A forte contestaxao interna devido a uma oposicao desastrosa tem feito dela uma virolenta doenca de falta de respeito para com os caboverdianos e os governates eleitos pelo povo. Nao seria melhor ela ficar calada? Tenho dito!

  9. De facto, hoje a meu ver, é quase impossível acreditar nas palavras das gentes dos partidos políticos, entretanto tenho que dar os parabéns à Maria Triguueiros pela resposta que deu.
    Pode-se achar que não se deve perder tempo a responder gente como o que “assinou por maria trigo” ou ao João Pedro Monteiro (gente que não sabe se expressar com respeito) mas, de vez em quando é bom que alguém os faça entender como são a parte marginal e nociva da sociedade.

    É claro que assim como temos esse “que assina por maria trigo” e esse “João Pedro Monteiro” fanáticos do lado do PAICV, também temos o “Kélvin da Luz” e o José Lopes (o telefonador de rádio) fanáticos do lado do MPD.

    Qualquer pessoa minimamente inteligente já sabe que o país não pode contar com eles para nada, a não ser para manchar e prejudicar a sociedade.

  10. De fato, quando as pessoas não tem argumentos, a única via que encontram é difamar, desinformar e denegrir o outro.
    Este ano letivo graças a Deus conseguimos inverter a tendência de decréscimo de numero de alunos, tendência esta que é transversal a todas as universidades. Sei que a UniPiaget incomoda muita gente, mas vamos continuar a realizar o nosso trabalho, com sentido de responsabilidade, humildade, honestidade e competência.
    Ariana Rego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo