Está a decorrer a 3ª edição do campeonato de “pratin” na Ribeirinha, numa iniciativa que tem por propósito resgatar este jogo tradicional e tornar-se numa ocupação para as crianças e jovens durante as férias de verão. Eloy, que há já três edições organiza esta brincadeira, assegura que os jogos são verdadeiros espetáculos com campo, equipas, adeptos e árbitros.
“Cada participante coloca um nome na sua equipa de ‘pratin’ e todas as semanas há eliminatórias, com torcedores”, explica Eloy. No final do torneio, o vencedor leva para casa um kit escolar e uma bola de futebol.
De acordo com a organização deste campeonato de “pratin”, os prémios atribuídos são frutos de doações e parceiros locais. No entanto, este ano ainda aguarda a concretização de alguns apoios solicitados.
O campeão será conhecido em final de agosto. Na última edição, Kleberson, com a sua equipa do Paris Saint-Germain, venceu o torneio e este ano este jovem pretende revalidar o título.
Além deste campeonato de “pratin”, todos os anos Eloy organiza ainda uma festa de início e outra de despedida das férias e um desfile de modelo, com também dança e música para permitir que crianças, adolescentes e jovens, de diferentes localidades da ilha mostrem os seus talentos.
Há algum tempo que este dinamizador cultural e desportivo trabalha com jovens da Ribeirinha em actividades de ocupação dos seus tempos livres. Tem também sob sua responsabilidade a equipa Galhanenses, que está sem equipa técnica, uma vez que o seu treinador e diretor está de licença médica. Eloy garante, no entanto, que assim que estiver recuperado irá retomar os treinos do Galhanense, equipa dá vida aos sonho destes jovens.
Sidneia Newton (Estagiária)