Emigrante prepara evento de moda para promover estilistas de S. Vicente
A emigrante Marisa da Cruz, que reside há mais de 30 anos na Holanda, pretende realizar no próximo dia 17 de Agosto um evento de moda intitulado “Fashion Day Out”, no Martini Sunset em São Vicente. O propósito, diz a jovem ao Mindelinsite, é dar a conhecer o trabalho dos jovens estilistas e modelos desta ilha, sobretudo para os emigrantes e turistas que, por esta altura, visitam a ilha de São Vicente.
A ideia de fazer este evento em São Vicente surgiu no decurso de uma ação realizada na Holanda, denominada “Fashion Thuesday”, que também ajuda novos estilistas e designers a mostrarem os seus trabalhos. “Não sabia que em São Vicente havia estilistas e penso que, como eu, pouco emigrantes também sabem. Então, como fiz uma formação e trabalho numa revista de moda, entendi que podia fazer algo para ajudar os estilistas e criadores de São Vicente a divulgarem os seus trabalhos, sobretudo para os emigrantes e turistas que visitam Cabo Verde e São Vicente durante o verão”, explica.
Marisa da Cruz decidiu então convidar os estilistas mindelenses Victor Vaz, Yuran Morais, Pe na Txon e Lion Tribe, que prontamente aceitaram participar. Os castings para a escolha de nove modelos, que irão mostrar os trabalhos destes estilistas, deverão acontecer na primeira semana de Agosto, revela a entrevistada, que quer também dar uma oportunidade para os jovens que começaram agora a modelar. “Quero mostrar que temos em São Vicente pessoas com muito talento e se puder abrir algumas portas, sobretudo para aqueles que estão a começar agora”, realça.
Neste sentido, recolheu apoio na Holanda para ajudar os estilistas a adquirir tecidos e outros materiais para confeccionar as suas peças. Infelizmente, esta foi uma ideia que surgiu agora, pelo que, admite, dificilmente vai conseguir enviar os materiais a tempo de serem aproveitados pelos estilistas. Mas Marisa da Cruz não se mostra preocupada porque, afirma, “sei que os estilistas já estão a trabalhar”. “Só vou conseguir chegar no dia 05 de Agosto, pelo que estou à procura de pessoas que seguem mais cedo para São Vicente para que possam levar algum material. Foi algo pensado em cima da hora por isso estamos com algum atraso, mas nada que vá influenciar a realização e qualidade do evento”, pontua.
Refira-se que Marisa da Cruz emigrou com apenas sete anos e reside há 33 na Holanda. Frequentou uma escola de moda para estilistas e, mais tarde, uma outra de comunicação. Do seu curriculum constam alguns eventos de moda na Holanda, em parceria com uma organização denominada “Nôs Agenda”, que também subscreve uma revista com o mesmo nome sobre moda. Semanalmente realizam um “Fashion Thuesday”, que dá oportunidades a jovens estilistas e designers para mostrarem os seus trabalhos nesta revista. O “Fashion Day Out” em São Vicente também terá cobertura completa no “Nôs Agenda”.
Constânça de Pina