O Farense derrotou a Real Sociedade e conquistou o campeonato regional de basquetebol em um jogo muito disputado que aconteceu na noite de ontem no polidesportivo de Oeiras. No tira-teimas, o Farense totalizou quatro vitória contra três do Real Sociedade. A campeã descansa hoje, treina amanhã e viaja logo de seguida para disputar o nacional na Praia
Segundo o treinador Rodrigo Mascarenhas, este foi um campeonato difícil de arrancar e disputado a uma volta, devido a problemas a nível da organização. “Penso que as dificuldades eram sobretudo a nível organizativo e também porque o polidesportivo estava em obras. Mas os clubes juntaram forças e mostraram que não podíamos ficar um ano sem basquetebol.”
A prova contou com a participação de seis equipas e o Farense, apesar de ser novato na competição, apresentou-se muito bem preparado, de acordo com este técnico. E a prova é ganhou todos os jogos na fase regular e na meias-finais conseguiu impor um poderoso 3×0 ao seu adversário.
“Na final, estávamos a vencer por três a zero, mas começamos a enfrentar algumas dificuldades da própria organização e da arbitragem e perdemos a vantagem. Mas, com determinação e calma, a equipa reorganizou e acabamos por vencer por quatro a três (4×3)”, refere Rodrigo, que destaca a prestação de Macky Silva que, mesmo fora de um jogo depois de sofrer uma lesão que o deixou inconsciente, com luxações no ombro e ferimentos no rosto, tendo inclusive pernoitado no hospital, foi o melhor jogador.
Apesar de reconhecer que “foi o campeonato possível”, o treinador acredita que Farense está preparado para o nacional, que arranca na próxima semana, sobretudo depois da final de ontem, que foi muito bem disputado. “Estamos preparados. Gostaríamos de ter tido mais alguns dias de treino. A final era para ser o melhor de cinco, mas devido a alterações de última hora, acabou por ser o melhor de sete, o que arrastou a prova. Agora vamos descansar hoje, treinar amanhã e seguir viagem logo de seguida para Praia”.
É que o nacional deverá arrancar na próxima segunda ou terça-feira e o Farense pretende fazer bonito fazer “boa figura”. Rodrigo acredita que, fisicamente, a equipa está a 100%, agora é prepará-los mentalmente.
Constânça de Pina