Pub.
Pub.
Atualidade

“Sokols” confirma manifestação em S. Vicente no dia 5 de Julho: Baterias direcionadas para o Governo e a CMSV

O movimento cívico Sokols já decidiu partir para um protesto popular na cidade do Mindelo no dia 5 de Julho para mostrar o nível de descontentamento dos mindelenses em relação ao centralismo e a própria gestão da Câmara de S. Vicente. Segundo Salvador Mascarenhas, o grupo pretendia fazer “algo” por essa data e, após contacto com as pessoas, nomeadamente através das redes sociais, ficou assente que a melhor opção é levar o povo de novo para as ruas cidade do Mindelo. A ideia é atingir a mesma envergadura da manifestação do dia 5 de Julho de 2017, que mobilizou mais de 10 mil pessoas.

“A decisão já foi tomada, temos de voltar às ruas para dizer ao Governo o que pensamos do Centralismo e da sua pretensão de atribuir um Estatuto Especial para a cidade da Praia. São as próprias pessoas a estimular o Sokols a voltar a mobilizar a sociedade mindelense. Sendo assim, a nossa meta será atingir o envolvimento popular alcançado em 2017”, realça Salvador Mascarenhas, presidente do movimento cívico.

Publicidade

Desta vez, as baterias estarão voltadas para dois alvos: o Governo e a Câmara de S. Vicente. É que, segundo Mascarenhas, enquanto o primeiro teima em concentrar o poder na Capital, ignorando os apelos e críticas das outras ilhas, a autarquia mindelense, por sua vez, não faz nada de concreto para combater esse centralismo e pressionar o Governo para resolver o problema das ligações aéreas. “Além disso, a Câmara de S. Vicente não tem mostrado transparência na gestão da coisa pública, tem tomado medidas desastrosas no domínio do urbanismo, não revela capacidade de iniciativa e de inovação, é uma autarquia fechada à sociedade, aos investidores…; uma vez ou outra o presidente manda uma boquinha sobre o centralismo, mas na prática nada faz para obrigar o Governo a mudar a sua postura”, frisa Mascarenhas.

Segundo este activista, o Sokols vai começar arruadas a partir deste Sábado para abordar as pessoas nos mercados e nos bairros sobre a manifestação. O movimento, diz, quer esclarecer a população sobre aquilo que se pretende com mais esse protesto. “Estamos cientes de que haverá contra-manifestação como sempre acontece. E desta vez é certo que a máquina partidária do MpD irá ser mais agressiva porque estamos próximos da pré-campanha eleitoral”, salienta Mascarenhas. Para ele, ao contrário daquilo que algumas pessoas apregoam, as manifestações estão a ter os seus efeitos. Um dos exemplos, diz, foi quando o Ministério da Cultura pretendeu enviar parte do espólio do Museu do Mar para S. Nicolau e a população mindelense ameaçou protestar.

Publicidade

Para o Sokols, o ideal seria que todas as ilhas gritassem a sua revolta no dia 5 de Julho. Realça que o movimento está mais concentrado no sucesso da manifestação em S. Vicente, mas que continua disponível para dar o apoio possível a grupos que queiram mobilizar a sociedade noutros concelhos do país.

Tal como nas outras manifestações, a concentração será na Praça Estrela a partir das 10 horas e deverá seguir os mesmos trajectos.

Publicidade

Kim-Zé Brito

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. A propaganda politica nos media.. é crime.
    ISso é compra de consciencia das pessoas mais vulneraveis

  2. Ôi Carlos!
    Acho que a Sokols está a fazer várias manifestações numa só.

    Está a maniifestar CONTRA o PAICV que não apoiou o projecto de regionalização do MPD;

    Está a manifestar também CONTRA o MPD, que apresentou um projecto de regionalização que é uma farsa;

    E esta ainda a manifestar CONTRA o PAICV, que também apresentou um projecto de regionalização que é também um projecto de fantuchada, simplesmente camuflado com a história da grande reforma do Estado.

    Porque nenhum dos dois projectos visava atingir o essencial que é o “CENTRALISMO” da Praia.

    Por isso também acho que a Sokols deveria ser um pouco mais clara na comunicação e socialização dos seus posicionamentos.

    Mas eu irei a quantas manifestações a Sokols realizar.
    Porém…
    penso que estrategicamente, seria melhor não misturar a câmara com o governo porque isso pode resultar na não participação dos militantes do partido que suporta a Câmara porque:

    Uma coisa é manisfestar contra a “MÁ GOVERNAÇÃO” da Câmara
    e
    outra coisa completamente diferente, é manisfestar contra a “MALDADE” do governo contra as outras ilhas (particularmente S.Vicente) e o centralismo na Praia, principalmente com o Etstatuto Especial.

    No meu entender essa manifestação deveria ser exclusivamente CONTRA O CENTRALISMO (defendendo a regionalização) e principalmente, CONTRA O ESTATUTO ESPECIAL
    .
    A Câmara que é outro assunto, deveria ficar para outro momento.

  3. Voces sao cambadas de oportunistas, que so querem tirar proveito da ignorancia do povos. Os sanvicentinos tambem teem olhos. E so verem quem sao as cabecilhas desse tal dito movimento (Sokols). Vao dar umas voltinhas

  4. O Toy é badiu por isso, as suas palavras em relação à Sokols, e a violência nelas contida embora disfarçada (próprias do badiu), são levadas ao vento.
    Vêja-se só: uma raiva gratuita, infantil e quase patética contra a Sokols.

  5. Háá toyzinho!!!
    Foste de novo desmascarado!!!
    Nao é azar. É que, a falta de moral do badiu já é facilmente identificada.

  6. Primeiro O toi nao e badiu E Cabovrdiano (enganaram como sempre o teem feito). Para mim a regionalizacao ainda nao tem espaco em Cabo Verde. A Vossa (sokols) tem pressa como objectivos de outras intencoes, (que nao e bom para cabo verde (Dividir cabo verde). A Camar A de S. Vicente esta a fazer um bom trabalho, e continuara a fazer. Com a ajuda e poderes de Deus. Olhos maus que va pa stoctha. Ja e tempo voces tiraram a mascara. Viva cabo verde unida

  7. Toy!
    És badiu sim. Badiu, badiu, badiu!
    E isto explica tudo o que queres dizer, sem poderes dizer nada.
    O teu proposito é malévolo como sempre porque, culturalmente e mentalmente, nao sabes fazer de outra maneira. E é por isso que acabas sempre por dizer só disparates, fingindo que estás a dizer algo que tem por onde pegar.
    Queres satisfazer a tua vontade ruim, e como nao passa só duma vontade que tu mesmo sabes que nao tem razao de ser, a nao ser sentir a felicidade de ser ruim, ficas encurralado sem poder dizer nada de util.

  8. Sinseraente Mindelo acorda nao deixe que alguns gatos pingados vos incurtem ess complexo de badio e sampadjudo, tud nos e criol. Lutem trabalham, reinventam frente as crises, nao fiquem de lamuria pq isso enfraquece o espirito. Aprendam isso as necessidades fazem ao homem.

  9. Instigar o camplexo de “badiu/sampadjudo” é, ser badiu, assinar pelo nome de “mindelense”, para acusar mindelo e ilibar o badiu. Diria até, que isto é mais uma das várias praticas de desonestidade que tem promovido este desentendimento entre badius e sampsdjudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo