Cabo Verde recebe 1ª conferência ministerial da OMT e ICAO
Transformar o transporte aéreo e o turismo nos principais sectores que contribuem para a prosperidade económica global é um dos propósitos da primeira conferência ministerial da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e a OMT, Organização Mundial do Turismo, que acontece de 27 a 29 de Março na ilha do Sal. O evento vai reunir ministros do transporte aéreo e da aviação civil e da área do turismo do continente africano.
Entre os objectivos propostos deste que é o primeiro encontro de alto nível sobre o transporte aéreo e o turismo em África, cuja abertura será presidida pelo PR Jorge Carlos Fonseca, destacam-se a identificação das oportunidades e dos desafios que fomentem o desenvolvimento de conectividade e viagens contínuas no continente. Preconiza igualmente melhorar o atendimento comum e respostas aos imperativos do negócio, através do fortalecimento do diálogo entre os dois sectores. E ainda aumentar a consciência política e a vontade de integrar as prioridades dos dois sectores nas agendas nacionais, regionais e globais, para além de apoiar na consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Agenda 2063 da União Africana.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar para demonstrar a capacidade de Cabo Verde para organizar e ser anfitrião de eventos de alto nível internacional, mas sobretudo valorizando os nossos ganhos e mais-valias competitivas em sectores chaves da economia nacional, como sejam o transporte aéreo e o turismo, criando sinergias e potenciando vantagens comparativas da posição geoestratégica e da geopolítica do país como plataforma internacional no Atlântico Médio”, refere o Governo em comunicado.
Refira-se que a ICAO e a OMT reconhecem Cabo Verde como um país que está a envidar esforços para garantir um desenvolvimento sustentável ao turismo e transporte aéreo. Mais: acreditam que o arquipélago é um verdadeiro case study em África, de alinhamento estratégico do turismo com o transporte aéreo. Foi, aliás, por isso, que o país foi escolhido para ser o anfitrião desta primeira conferência da OMT e ICAO sobre o assunto.
O encerramento da conferência será feito pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no dia 29 de Março. Para além dos ministros, participam deste encontro dirigentes destas duas agências das Nações Unidas, (ICAO e OMT), e ainda representantes de organismos internacionais e regionais africanos.
CP