O hospital de S. Vicente passa a partir de hoje a estar oficialmente munido de uma máquina de purificação de água. O equipamento, fruto de uma doação da empresa Macau Plops Investimento Promoção e Cia, será entregue ao meio-dia ao estabelecimento público de saúde pelo director Lao Kam Chio, num acto que acontece no serviço de maternidade do HBS.
O gesto enquadra-se no projecto Viva Água e, conforme nota de imprensa do “Baptista de Sousa”, o hospital da Praia também irá receber um exemplar. A oferta das duas unidades ultrapassa os 50 mil dólares e o objectivo é melhorar a qualidade da água potável disponível nos dois hospitais centrais e a um custo mais baixo. É que esses equipamentos utilizam a inteligência artificial e a técnica aerodinâmica para separar e purificar o líquido. O resultado é um produto “seguro”, “saudável” e de “base fraca”, como explica o gabinete de comunicação do HBS.
Além de Cabo Verde, o projecto Viva Água abrange Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique, todos países de expressão portuguesa.