Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Joana Rosa conquista apoio oficial do MpD para as próximas eleições à Presidência da República

A ex-ministra Joana Rosa será a candidata apoiada oficialmente pelo MpD nas eleições à Presidência da República, escrutínio agendado para 15 de novembro. A decisão foi tomada ontem pela Direção Nacional do partido, que se reuniu em formato online, com esse ponto na ordem do dia. Em nota, o gabinete do presidente interino do MpD afirma que, após aturada discussão e análise da situação política e dos perfis dos candidatos que suscitaram o apoio do partido, a DN optou pela candidatura de Joana Rosa por uma maioria de 85% dos votos.

A decisão da DN mereceu, no entanto, contestação do militante e deputado Orlando Dias. No Facebook, afirmou que se trata de uma escolha antidemocrática, anunciada uma semana antes das eleições internas que vão escolher o próximo líder do MpD e os delegados à Convenção Nacional, e que merece a sua oposição com firmeza. “Isto é, uma direção interina – e sem legitimidade política – procura condicionar a posição do próximo presidente do MpD, a estratégia da próxima direção eleita e a tática do partido para os próximos anos, cozinhando entre quatro paredes o apoio à candidatura presidencial de Joana Rosa, sem que para tal tenha ouvido os militantes”, frisou Dias.

Publicidade

Para mais, diz, com a agravante de Joana Rosa ser reconhecida apoiante de uma das candidaturas às eleições internas de 06 de setembro. “Estão a ver a manhosice da decisão?”, insta Orlando Dias, para quem o próprio comunicado da DN é “manhoso e enganador”, ao não referir quantos membros participaram na reunião online, apenas avançando que 85% teria votado a favor. Questiona se essa percentagem é referente aos 45 membros do órgão ou a 20, 15 ou dez membros.

Dentro do círculo politico do MpD, a ex-ministra Janine Lélis manifestou igualmente a sua intenção de obter o apoio do partido a uma eventual corrida ao Palácio da Presidência. Acabou por desistir do projecto, alegando “tensões institucionais e partidária e uma crescente polarização” do debate público. Outro pré-candidato que desistiu foi Hélio Sanches, devido a “falta de condições políticas” no seio do MpD.

Publicidade

As próximas eleições à PR estão marcadas para 15 de novembro, mas ainda José Maria Neves, o actual Chefe de Estado, não confirmou a sua recandidatura. Afirma que a sua prioridade continua a ser o exercício do mandato.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo