
O Cruzeiros do Norte vai realizar um ensaio na Rua de Lisboa no dia 22 de janeiro, com a provável participação de figuras de destaque do grémio Flores do Mindelo, como a dupla Porta-bandeira e Mestre-sala e a Rainha de bateria. O convite já foi formulado, ainda a direção do grupo de Cruz João Évora aguarda resposta, mas ciente de poder contar com essas presenças.
“Como todos sabemos, 22 de janeiro é o dia da nossa ilha e Rua de Lisboa é uma importante referência da nossa cidade e do nosso Carnaval. Por isso pensamos transferir o palco do nosso ensaio do polivalente para essa rua emblemática com o intuito de marcar essa data”, explica Jailson Juff, presidente do Cruzeiros do Norte.
O Cruzeiros conta envolver todos os figurantes já inscritos nesse ensaio, que irá abranger o espaço entre o BCA e a Farmácia Higiene. “Não se trata de um ensaio técnico, mas sim da reprodução daquilo que costumamos fazer na quadra do polivalente de Cruz”, salienta o responsável do grémio. Isto significa que não haverá andamento dos elementos.
Este ensaio, previsto para durar duas horas, irá acontecer ao som da música oficial do grupo, intitulada Dourada história, e que já está disponível no Youtube. Para condizer com o enredo “História dourada com pedras negras”, os figurantes vão trajar roupas de cor preta para simbolizar o tempo do carvão.
O Cruzeiros do Norte espera colocar no asfalto entre mil e 1.500 figurantes, meta que, segundo Juff, pode ser alcançada tendo em conta o ritmo de inscrição. A cada dia, diz, recebem mais pessoas interessadas em participar no desfile.
O projecto está orçado em 12 mil contos, montante que o grémio espera atingir este ano. Segundo Juff, o Cruzeiros nunca conseguiu financiar na íntegra os seus projectos, mas este ano espera levar para o sambódromo do Mindelo tudo o que idealizaram. O grupo já recebeu parte dos financiamentos prometidos pela Câmara de S. Vicente e o Ministério da Cultura e conta ter acesso às outras tranches muito em breve.






