Pub.
Economia
Tendência

Governo toma posse dos bens e obras do projecto “Macau Legend Development” destinado à praia da Gamboa

Pub.

O Governo de Cabo Verde tomou posse dos bens e edificações relativos ao projecto de investimento turístico “Macau Legend Development”, que estava a ser implementado na praia da Gamboa, na Capital do país. Conforme comunicado remetido à imprensa, a medida, que abarca o Ilhéu de Santa Maria, foi concretizada no dia 16 de janeiro através da Direção-geral do Património e da Contratação Pública e sem quaisquer ónus, encargos ou responsabilidades para o Estado.

Este facto aconteceu ao abrigo da Portaria n.º 47/2024, de 18 novembro, que determinou a reversão dos bens móveis e imóveis cedidos ou construídos no âmbito do Contrato de Concessão do Ilhéu de Santa Maria e da superfície molhada, e do Contrato de Concessão para Exploração de Jogo de Fortuna ou Azar, celebrados com as sociedades MLD Cabo Verde Entretenimento, SA., e MLD Cabo Verde Resorts, SA., relativos ao projeto denominado “Macau Legend Development”. “A referida portaria foi aprovada na sequência da resolução, em 2024, da Convenção de Estabelecimento e respetiva adenda relativas ao projeto de investimento, bem como da resolução dos referidos Contratos de Concessão, nos termos legal e contratualmente aplicáveis”, reforça o Ministério das Finanças.

Publicidade

Na nota de imprensa, o Governo acentua que fez de tudo para salvar a implementação do mencionado projeto, por acreditar constituir uma mais-valia para o país e a cidade da Praia. Todavia, prossegue, as sociedades concessionárias demonstraram definitivamente não reunir condições para dar cumprimento às obrigações a que se haviam vinculado contratualmente. Neste cenário, o Governo viu-se obrigado a determinar a resolução de todos os instrumentos contratuais celebrados com as sociedades, bem como a reversão de todos os bens móveis e imóveis cedidos ou construídos no âmbito das concessões.

O Projeto de Investimento em causa, relembra o Palácio da Várzea, teve por base um Memorandum de Entendimento assinado entre o Estado e as sociedades MLD Cabo Verde Resort S.A. e a MLD Cabo Verde Entretenimento S.A. no dia 21 de fevereiro de 2014, visando definir as condições de desenvolvimento de um projeto de investimento turístico-imobiliário na baía da cidade da Praia, que inclui o Ilhéu de Santa Maria e a praia da Gamboa. Nessa sequência, foram celebrados entre as partes os instrumentos jurídicos – Convenção de Estabelecimento e Contratos de Concessão – os quais, todavia, foram “irremediavelmente incumpridos” pelas referidas sociedades. “Com humildade se reconhece que, não tendo os referidos contratos cumprido os respetivos propósitos, o Governo tudo fez para repor a legalidade e devolver aos cabo-verdianos e, particularmente, aos praienses, aquilo que é seu por direito”, assume o poder central, sem indicar se já está identificado outro projecto para essa orla marítima emblemática da cidade da Praia.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo